guia de culturas

Selecione uma categoria de cultura ou planta

Cereais e cana-de-açúcar

As culturas de milho normalmente apresentam distribuição irregular dos grãos e crescimento reduzido como os primeiros sinais da deficiência de boro. O arroz e outros grãos (como trigo, cevada, aveia e centeio) podem sofrer de clorose e esterilidade das plantas. Na cana-de-açúcar, a falta de boro suficiente normalmente provoca lesões, necrose e desenvolvimento precário das folhas.

Café, cacau e culturas para produção de bebidas

Folhas disformes ou gemas e perfilhos com má formação ou mortos são os principais sintomas da deficiência de boro em cacau, café, lúpulo e chá. O boro é essencial para a floração e o desenvolvimento de sementes saudáveis, assim como para a formação radicular bem-sucedida.

Culturas fibrosas

A produção de algodão pode sofrer bastante sem o fornecimento de boro de forma adequada. Os sintomas em outras culturas de fibras incluem folhas com má formação e necróticas, assim como manchas amarelas e colapso do pecíolo.

Flores e plantas ornamentais

A deficiência de boro pode ser especialmente devastadora para os produtores de flores. Os sintomas incluem má formação das folhas, desenvolvimento abortivo das flores, atrofiamento do caule, pétalas disformes das flores. Caules ocos e necrose também podem ocorrer.

Culturas forrageiras

Culturas forrageiras leguminosas exigem boro adequado para nodulação e fixação de nitrogênio, assim como para o crescimento radicular adequado. Nos trevos, a deficiência de boro normalmente aparece na produção de sementes atrofiadas, já que esse micronutriente é vital para a germinação adequada do pólen e o crescimento do tubo polínico.

Frutíferas, nozes e castanhas

Sem boro suficiente, árvores de frutos e nozes e castanhas normalmente sofrem perecimento dos ramos, queda prematura dos frutos e desenvolvimento precário das nozes e castanhas e dos frutos, além de rachadura ou má formação dos frutos. Também ocorrem necrose e clorose das folhas.

Culturas oleaginosas

Coco, dendezeiro e outras culturas oleaginosas sofrem de má formação de frondes e folhas, especialmente folhas em formato de gancho e rompimento das folhas novas. Em culturas de oliveira, os produtores poderão observar uma queda prematura dos frutos. Os produtores de amendoim normalmente observam coração oco como resultado da deficiência de boro. Problemas semelhantes afetam outras culturas oleaginosas.

Culturas tuberosas

A deficiência de boro nas raízes e nos tubérculos pode provocar descoloração, deformação e necrose. Como resultado, a qualidade das culturas é comprometida e também pode ocorrer a morte das plantas.

Silvicultura

Nas árvores, a deficiência de boro normalmente provoca rachadura na casca, má formação nas folhas e perecimento dos ramos. Também poderão ocorrer queda das folhas e morte.

Olericultura

Brotos murchos, desenvolvimento precário das gemas, morte das gemas, inchaço dos caules e cavidades no núcleo são sinais de deficiência de boro em uma série de verduras. Podem ocorrer nanismo e morte das plantas. A falta de boro não só reduz o rendimento, como também compromete bastante a qualidade das plantas existentes.