Deficiência de boro em café
O café é uma das plantações mais suscetíveis à deficiência de boro. No cultivo de café, o boro é necessário para:
- Divisão de células e formação de parede celular em interação com cálcio
- Crescimento das raízes e consumo de água
- Crescimento de internódios
- Estabelecimento e tamanho dos frutos
- Consumo de cálcio
- Diminuição da toxicidade de alumínio
- Seca e resistência a doenças
A deficiência de boro causa a morte do ponto de crescimento terminal. O desenvolvimento posterior de ramos secundários (às vezes até sete no mesmo nó) abaixo da morte do botão terminal tem um efeito típico, como um ventilador. Em casos graves, os ramos secundários morrem rapidamente, resultando em dieback de seções terminais de novos galhos.
Em um estudo publicado no Journal of Environmental Management, Muhammad Riaz, et al. demonstra a importância do papel de boro na diminuição da toxicidade de alumínio em cítricos. O boro agiu na regulamentação de múltiplos processos psicológicos e tem o potencial para aumentar o peso da matéria seca, altura da planta, comprimento da raiz e número de folhas. Isso se aplica para o café e outras espécies de planta.
Os estudos também mostraram que com um aumento do conteúdo de boro das folhas, ocorreu a redução na infestação de piolho vermelho (Tetranychus pioroei). Existia uma correlação entre o boro e a produção de cianidina. A cianidina é um polifenol tóxico para os piolhos. Outro estudo recente mostrou que as folhas com taxas mais altas de concentração de boro tiveram taxas menores de danos causados pela broca do café (Hypothenemus hampei).
Como é a aparência da deficiência de boro?
Quando uma planta possui deficiência de boro, as folhas normalmente são deformadas e menores. Elas geralmente são estreitas e torcidas com bordas irregulares e possuem uma textura de couro. Os internódios são curtos, as pontas das folhas podem não se desenvolver adequadamente e, então, a ponta pode ter uma coloração verde/oliva claro. Em contraste, a parte da base da folha permanece com um tom verde escuro. Foi sugerido que essa clorose das pontas acontece devido a uma deficiência de cálcio local que pode ser resultado da redução da translocação de cálcio devido à deficiência de boro.
Pode ocorrer a desfolhação. A parte de baixo da veia central de folhas cloróticas e de folhas saudáveis mais velhas pode ser suberizada.
A produção será seriamente reduzida devido à formação incorreta dos frutos. Em estudos de solução de nutrientes, foi demonstrado que a deficiência de boro não parece afetar a floração, mas, em contraste, a frutificação é reduzida de forma notável. Em experimentos controlados, nenhum fruto foi produzido, mesmo quando a floração foi regular. Isso está de acordo com o trabalho que demonstra que o café apresenta uma demanda de pico para boro (e cálcio) logo após a floração e quando a cereja formada está se desenvolvendo.
Quando os sintomas aparecem?
O dieback terminal e o desenvolvimento de folhas enrugadas no final de um período de seca e o início da temporada de chuvas (devido à absorção de reduzida de boro nas camadas superiores secas do solo) geralmente são os primeiros sinais de que a planta de café está com deficiência de boro.
Os sintomas também podem ser notados especialmente na floração e após a calagem devido à disponibilidade reduzida de boro no solo. O boro é principalmente usado no café para prevenir a ocorrência dos sintomas transientes de deficiência em vez de corrigir deficiências graves que podem resultar em um dieback considerável do ramo.