Café

{Coffea arabica, C. canephora}

Deficiência de boro em café

O café é uma das plantações mais suscetíveis à deficiência de boro. No cultivo de café, o boro é necessário para:

  • Divisão de células e formação de parede celular em interação com cálcio
  • Crescimento das raízes e consumo de água
  • Crescimento de internódios
  • Estabelecimento e tamanho dos frutos
  • Consumo de cálcio
  • Diminuição da toxicidade de alumínio
  • Seca e resistência a doenças

A deficiência de boro causa a morte do ponto de crescimento terminal. O desenvolvimento posterior de ramos secundários (às vezes até sete no mesmo nó) abaixo da morte do botão terminal tem um efeito típico, como um ventilador. Em casos graves, os ramos secundários morrem rapidamente, resultando em dieback de seções terminais de novos galhos.

Em um estudo publicado no Journal of Environmental Management, Muhammad Riaz, et al. demonstra a importância do papel de boro na diminuição da toxicidade de alumínio em cítricos. O boro agiu na regulamentação de múltiplos processos psicológicos e tem o potencial para aumentar o peso da matéria seca, altura da planta, comprimento da raiz e número de folhas. Isso se aplica para o café e outras espécies de planta.

Os estudos também mostraram que com um aumento do conteúdo de boro das folhas, ocorreu a redução na infestação de piolho vermelho (Tetranychus pioroei). Existia uma correlação entre o boro e a produção de cianidina. A cianidina é um polifenol tóxico para os piolhos. Outro estudo recente mostrou que as folhas com taxas mais altas de concentração de boro tiveram taxas menores de danos causados pela broca do café (Hypothenemus hampei).

Como é a aparência da deficiência de boro?

Quando uma planta possui deficiência de boro, as folhas normalmente são deformadas e menores. Elas geralmente são estreitas e torcidas com bordas irregulares e possuem uma textura de couro. Os internódios são curtos, as pontas das folhas podem não se desenvolver adequadamente e, então, a ponta pode ter uma coloração verde/oliva claro. Em contraste, a parte da base da folha permanece com um tom verde escuro. Foi sugerido que essa clorose das pontas acontece devido a uma deficiência de cálcio local que pode ser resultado da redução da translocação de cálcio devido à deficiência de boro.

Pode ocorrer a desfolhação. A parte de baixo da veia central de folhas cloróticas e de folhas saudáveis mais velhas pode ser suberizada.

A produção será seriamente reduzida devido à formação incorreta dos frutos. Em estudos de solução de nutrientes, foi demonstrado que a deficiência de boro não parece afetar a floração, mas, em contraste, a frutificação é reduzida de forma notável. Em experimentos controlados, nenhum fruto foi produzido, mesmo quando a floração foi regular. Isso está de acordo com o trabalho que demonstra que o café apresenta uma demanda de pico para boro (e cálcio) logo após a floração e quando a cereja formada está se desenvolvendo.

Quando os sintomas aparecem?

O dieback terminal e o desenvolvimento de folhas enrugadas no final de um período de seca e o início da temporada de chuvas (devido à absorção de reduzida de boro nas camadas superiores secas do solo) geralmente são os primeiros sinais de que a planta de café está com deficiência de boro.

Os sintomas também podem ser notados especialmente na floração e após a calagem devido à disponibilidade reduzida de boro no solo. O boro é principalmente usado no café para prevenir a ocorrência dos sintomas transientes de deficiência em vez de corrigir deficiências graves que podem resultar em um dieback considerável do ramo.

Recursos


Principais Descobertas

Detecção de deficiência de boro no café

Qual quantidade de boro é suficiente?

O café retira uma quantidade significativa de boro do solo a cada ano (73 gramas por tonelada de grãos produzidos). Uma vez que a planta mostra sinais de deficiência, ela não pode se recuperar completamente. A floração pode ser regular, no entanto, pode não acontecer a produção de frutos devido à falta de desenvolvimento do tubo de pólen.

Em solos que possuem mais de 4% de matéria orgânica, o boro pode não estar disponível para a planta, pois pode formar complexos com dióis contidos em matéria orgânica. Além disso, a afinidade da matéria orgânica para o boro pode afetar o consumo de boro das plantas devido às mudanças na concentração de boro na solução do solo. O consumo de boro pelas plantas é controlado pelo nível de boro na solução do solo e pela quantidade total de boro no solo.

Sempre verifique a dosagem apropriada com o departamento de agricultura local ou consultores de colheita. As taxas de fertilização de boro devem ser baseadas em objetivos de rendimento juntamente com testes de solo e/ou testes de tecidos de plantas obtidos de folhas jovens encontradas na seção terminal dos ramos superiores.

Período de aplicação do boro

  • Períodos de alta demanda para boro são: após a colheita, floração, estabelecimento dos frutos e crescimento dos frutos
  • O boro deve ser aplicado ao solo sozinho ou, de preferência, misturado com NPK e Mg
    • Com fertilizante misturado seco a granel, recomenda-se aplicar a lanço antes dos botões das flores, usando Granubor®
    • O boro em fertilizantes líquidos pode ser aplicado por fertigação usando Solubor®
    • Solubor também pode ser aplicado de forma foliar para correção, caso haja suspeitas de que o consumo de boro pelas raízes tenha sido interrompido. A aplicação pode ser feita durante a pulverização de inseticidas ou fungicidas.

Produtos de U.S. Borax

15,0 Boro |  | OMRI Certified
Topbor F
Produto ideal para aplicação via solo

Uma fonte de boro na forma cristal, ideal para uso como fertilizante para aplicação via solo e na mistura com outros fertilizantes farelados. Fabricado como grânulos uniformes, o Topbor F é facil de ser manuseado oferecendo altos rendimentos.

Saiba mais ›

15,0 Boro |  | OMRI Certified
Granubor
Desenvolvido especialmente para mistura com fertilizantes granulados

Um micronutriente puro, 100% solúvel em água, que atende a demanda de boro durante a estação de crescimento das culturas agrícolas. Feito especialmente para mistura com fertilizantes granulados, o Granubor ajuda a garantir uma distribuição uniforme em fórmulas de fertilizantes NPK e no campo.

Saiba mais ›

20,5 Boro |  | OMRI Certified
Solubor
Desenvolvido para uso como fertilizante foliar

Um pó concentrado, altamente solúvel e de rápida dissolução, ideal para pulverizações foliares. Com a maior concentração de boro do que qualquer outro produto aprovado, o Solubor é uma escolha econômica para formulações nutricionais.

Saiba mais ›

20,8 Boro
Anhybor
Boro para fabricação de fertilizante

Este produto refinado da U.S. Borax é feito a partir da desidratação e fusão do bórax. Dependendo da classificação, o Anhybor pode ser usado para produzir fertilizantes compostos enriquecidos com boro ou para revestir diferentes produtos fertilizantes, como misturas de NPK.

Saiba mais ›

9,6% Boro
Solubor Flow
Para fertirrigação ou cultivo hidropônico

Primeira e única suspensão aquosa de microcristais de borato de sódio.

Saiba mais ›

14,5 Boro | 29,0% Zinc
Zincubor
Combinação perfeita de boro e zinco

Como as deficiências de zinco e boro estão disseminadas por todo o mundo, um produto com ambos os nutrientes é uma boa opção em muitas regiões. O Zincubor une esses dois importantes micronutrientes em um produto.

Saiba mais ›

Calcule seu retorno sobre o investimento

Aplicação no solo (Taxas de aplicação sugeridas)

  Granubor Topbor F
LBS/ACRE 9.0 - 12.5 9.0 - 12.5
KG/HA 10.0 - 14.0 10.0 - 14.0

Adubação foliar (Taxas de aplicação sugeridas)

  Solubor
LBS/ACRE 3.6
KG/HA 4.0
Valor em uso
Produtos
Superfície de cultivo
Rendimento atual (Por hectare)
KG
Preço de venda esperado

U.S. Borax, parte de Rio Tinto, é líder global no fornecimento e na ciência de boratos minerais naturais contendo boro e outros elementos. Somos 1 mil pessoas atendendo em mais 1800 unidades atendendo 650 clientes globalmente. Fornecemos 30% da necessidade mundial de boratos refinados a partir de nossa mina de nível internacional localizada em Boron, na Califórnia, a cerca de 160 km a nordeste de Los Angeles.  Saiba mais sobre a Rio Tinto.