Nordeste do Brasil

Superação da seca ao aumentar a disponibilidade de boro

O nordeste do Brasil é a região mais quente do país, com um clima que varia de quente e úmido nas áreas costeiras a um interior quente e seco. A chuva é altamente irregular e períodos prolongados de seca, combinados com a falta de infraestrutura, dificultam a agricultura. A maioria das precipitações ocorre durante os meses de verão (novembro a abril), geralmente na forma de aguaceiros torrenciais.

Os solos da região contêm nutrientes essenciais, mas em períodos de seca, as plantas não conseguem absorver esses nutrientes. Durante fortes chuvas, os nutrientes são lixiviados do solo, deixando depósitos minerais que inibem o desenvolvimento das plantas.

Apesar dos desafios, a região nordeste permanece como um dos principais produtores de banana, mandioca, feijão e arroz da região, grande parte cultivada em fazendas familiares e consumida internamente. As colheitas regionais produzidas para exportação incluem cacau, algodão, soja, cana-de-açúcar, frutas tropicais e produtos florestais. A mais nova fronteira de soja e algodão do Brasil, a região MATOPIBA, que se estende por três estados do nordeste (Maranhão, Piauí e Bahia) e um estado do norte do Brasil (Tocantins), está contribuindo para o desenvolvimento da agricultura no Brasil.

Culturas regionais em destaque

Banana
O boro é o micronutriente que mais falta nas plantações de banana.
Ler mais
Mandioca
Plantas deficientes em boro são tipicamente curtas por causa dos entrenós reduzidos.
Ler mais
Algodão
O boro é mundialmente reconhecido como o micronutriente mais importante para a produção de algodão.
Ler mais

Susceptibilidade relative da cultura nordeste do Brasil

Algumas culturas são mais susceptiveis à deficiência de boro que outras.  Para descobrir como a deficiência de boro se expressa no campo, clique nas culturas abaixo.
Suscetível
Moderadamente suscetível

Melhoria das condições do solo com
suplementação de boro

A seca emergiu como uma das principais restrições à produção agrícola no nordeste. O clima seco limita a disponibilidade de B porque restringe o fluxo de água, que transporta o B disponível para as plantas. Além disso, durante períodos de seca severa, o solo superficial fica seco, fazendo com que as raízes das plantas não consigam se alimentar na camada superior do solo, onde existe a maior parte do boro disponível.
 
A boa notícia é que esses problemas podem ser corrigidos ao aplicar a quantidade certa de boro no estágio adequado do ciclo de crescimento. As taxas recomendadas de boro devem ser aplicadas se o teste indicar que os níveis disponíveis de boro estão baixos ou mínimos, principalmente para colheitas com alto teor de boro, como banana, cacau e algodão.
 

Calcule seu retorno sobre o investimento

Passo 1: Selecione o cultivo

Grupo de cultura
Cultura

Produtos da U.S. Borax

20,8 Boro
Anhybor
Boro para fabricação de fertilizante

Este produto refinado da U.S. Borax é feito a partir da desidratação e fusão do bórax. Dependendo da classificação, o Anhybor pode ser usado para produzir fertilizantes compostos enriquecidos com boro ou para revestir diferentes produtos fertilizantes, como misturas de NPK.

Saiba mais ›

15,0 Boro |  | OMRI Certified
Topbor F
Produto ideal para aplicação via solo

Uma fonte de boro na forma cristal, ideal para uso como fertilizante para aplicação via solo e na mistura com outros fertilizantes farelados. Fabricado como grânulos uniformes, o Topbor F é facil de ser manuseado oferecendo altos rendimentos.

Saiba mais ›

15,0 Boro |  | OMRI Certified
Granubor
Desenvolvido especialmente para mistura com fertilizantes granulados

Um micronutriente puro, 100% solúvel em água, que atende a demanda de boro durante a estação de crescimento das culturas agrícolas. Feito especialmente para mistura com fertilizantes granulados, o Granubor ajuda a garantir uma distribuição uniforme em fórmulas de fertilizantes NPK e no campo.

Saiba mais ›

20,5 Boro |  | OMRI Certified
Solubor
Desenvolvido para uso como fertilizante foliar

Um pó concentrado, altamente solúvel e de rápida dissolução, ideal para pulverizações foliares. Com a maior concentração de boro do que qualquer outro produto aprovado, o Solubor é uma escolha econômica para formulações nutricionais.

Saiba mais ›

9,6% Boro
Solubor Flow
Para fertirrigação ou cultivo hidropônico

Primeira e única suspensão aquosa de microcristais de borato de sódio.

Saiba mais ›

14,5 Boro | 29,0% Zinc
Zincubor
Combinação perfeita de boro e zinco

Como as deficiências de zinco e boro estão disseminadas por todo o mundo, um produto com ambos os nutrientes é uma boa opção em muitas regiões. O Zincubor une esses dois importantes micronutrientes em um produto.

Saiba mais ›

Otimizando a agricultura na América Latina

Fabiano Silvestrin Gerente Regional de Vendas – América do Sul

Educational Video

A U.S. Borax tem o compromisso de apoiar produtores, agrônomos e distribuidores na América Latina, usando boratos refinados de alta qualidade e orientação e c... Assista ao vídeo

EVENTOS REGIONAIS

Congresso Brasileiro do Algodão

setembro 3 - 5 | Fortaleza, Brazil

The 14th annual Brazilian cotton congress Learn More

U.S. Borax, parte de Rio Tinto, é líder global no fornecimento e na ciência de boratos minerais naturais contendo boro e outros elementos. Somos 1 mil pessoas atendendo em mais 1800 unidades atendendo 650 clientes globalmente. Fornecemos 30% da necessidade mundial de boratos refinados a partir de nossa mina de nível internacional localizada em Boron, na Califórnia, a cerca de 160 km a nordeste de Los Angeles.  Saiba mais sobre a Rio Tinto.