Soja

{Glycine max}

Deficiência de boro em soja

O boro é essencial para o crescimento de todas as plantas. A soja, como todas as leguminosas, precisa de um alto teor de boro. O boro é necessário para:

  • Estímulo ao crescimento da raiz
  • Maior desenvolvimento dos nódulos da raiz para fixação do nitrogênio
  • Aumento da ramificação e floração
  • Aumento da retenção de florescência
  • Aumento do número de vagens
  • Melhoria no desenvolvimento das sementes e no rendimento dos grãos

A soja é considerada como não responsiva a boro. E, a soja aparece ser sensível à toxicidade de boro, especialmente quando o boro é aplicado às folhas. No entanto, as reduções de desenvolvimento não necessariamente acompanham manchas nas folhas e necrose marginal causadas pelo acúmulo excessivo de boro.

Como é a aparência da deficiência de boro?

Como muitas plantas, o sinal mais recente da deficiência de boro ocorre nas raízes. As pontas das raízes morrem e novas raízes se iniciam ao fornecer uma aparência de roseta. Da mesma forma, a morte dos pontos de crescimento dos galhos é seguida pelo desenvolvimento prolífico de galhos laterais com pecíolos frágeis.

O fertilizante de boro certo

Foi demonstrado que a fertilização da soja com boro aumenta o rendimento dos grãos em vários locais de vários estados. Pesquisadores das universidades encontraram aumentos de rendimento de 5 a 18 alqueires por acre. 

Estudos de campo realizados pela Fundação MS (Dr. Douglas Gitti) em Maracaju, Mato Grosso do Sul, Brasil, durante as colheitas de 2016 e 2017, demonstraram que Granubor® fornece um ganho de rendimento maior na colheita de soja em comparação com a ulexita granulada aplicada de forma equivalente em sulco.

O mesmo grupo de pesquisa descobriu que durante a colheita de 2017 e 2018, o Granubor oferecia um ganho de 6,4 sacas/ha em comparação com o controle quando aplicado em uma dose antes da semeadura de 7 kg/ha (1 kg/ha de boro). Houve melhores condições climáticas para o cultivo de grãos de soja durante a colheita de 2017 e 2018 em comparação com 2016 e 2017.

Qual quantidade de boro é suficiente?

As taxas de fertilização de boro devem ser baseadas em objetivos de rendimento juntamente com testes de solo e/ou testes de tecidos de plantas. Nunca aplique o boro em contato direto com a semente.

Período de aplicação do boro

  • O boro pode ser aplicado em misturas secas ou líquidas. Com fertilizante misturado seco a granel, recomenda-se aplicar a lanço antes do plantio, usando Granubor.
  • O boro em suspensões líquidas pode ser aplicado a lanço antes do plantio, em faixas no plantio ou por cobertura, usando Topbor® F em suspensões.
  • O boro em fertilizantes líquidos pode ser aplicado a lanço antes do plantio, em faixas no plantio, por cobertura ou fertigação usando Solubor®. Esse material também pode ser misturado com pesticidas ou aplicar em folhas por meio de pulverização aquosa.*


*A pulverização foliar não deve exceder 0,5 lb. de boro por acre em cada aplicação
*A fertigação possibilita aplicar o boro de forma dividida quando necessário para a cultura e minimiza a lixiviação. A fertigação por gotas possibilita aplicações incrementais de 0,1 a 0,25 lb. de boro por acre por meio do sistema de gotejamento.
*A quantidade total de boro adicionada em pulverizações foliares ou aplicações divididas não deve exceder a recomendação total de aplicação a lanço.

Aplicação no solo (Taxas de aplicação sugeridas)

  Granubor Topbor F
LBS/ACRE 3-6 3-6
KG/HA 3.38 - 6.75 3.38 - 6.75

Adubação foliar (Taxas de aplicação sugeridas)

  Solubor
LBS/ACRE 2.4-5
KG/HA 2.7 - 5.625