Soja

{Glycine max}

Deficiência de boro em soja

A fertilização da soja com boro tem apresentado um aumento na produção de grãos em muitos locais em vários estados do Brasil. Pesquisadores universitários observaram aumentos na produção que variam de 336 kg/ha a 1210 kg/ha. O boro é essencial para o crescimento de todas as plantas. A cultura da soja, como todas as leguminosas, têm uma alta necessidade de boro.

O boro é necessário para:

  • Estímulo do crescimento radicular
  • Desenvolvimento maior dos nódulos radiculares para fixação de nitrogênio
  • Maior ramificação e floração
  • Maior retenção de flores
  • Maior número de vagens
  • Melhor desenvolvimento das sementes e produção de grãos

Em geral, considera-se que a cultura soja não seja responsiva a adubação boratada e a deficiência de boro seria esperada apenas em solos com níveis de boro muito baixo. A cultua da soja parece ser sensível à toxicidade por boro, principalmente quando o boro é aplicado via folhar. No entanto, a diminuição da produção não necessariamente acompanham manchas nas folhas e necrose marginal causadas por acúmulo de boro em excesso.

Assim como ocorre com muitas plantas, o primeiro sinal de deficiência de boro se manifesta nas raízes. As extremidades das raízes morrem e novas raízes surgem, conferindo uma aparência de roseta.

Da mesma forma, a morte do perfilho do broto é seguida pelo desenvolvimento prolífico de brotos laterais com pecíolos frágeis.

Quanto de boro é suficiente?

  • Soja produzida sob sistema intensiva de alta produtividade precisa de boro no programa de fertilização para assegurar que este elemento essencial não seja um fator limitante.
  • As taxas de fertilização com boro devem se basear nas metas da produção juntamente com análises de solo e/ou análises das plantas. O quadro fornecido apresenta taxas e diretrizes gerais de aplicação.


Programando sua aplicação de boro

  • O boro poderá ser aplicado via solo (em misturas com fertilizantes) ou via foliar. Com fertilizante via solo para misturas com NPK, recomenda-se a aplicação antes do plantio, no sulco de semeadura no momento do plantio ou em cobertura utilizando-se o Granubor®.
  • O boro via solo poderá ser aplicado na semeadura antes do plantio, no sulco de semeadura no momento do plantio ou em cobertura usando o Topbor® F
  • O boro via foliar poderá ser aplicado usando Solubor®. Esse material também poderá ser misturado com pesticidas ou aplicado à folhagem em pulverização aquosa.*
  • Nunca aplique boro em contato direto com a semente.
*As pulverizações foliares não devem ultrapassar 0,56 kg B/ha de boro por aplicação.
*A fertirrigação permite aplicações oportunas separadas de boro quando a cultura necessitar e minimiza a lixiviação. A fertirrigação por gotejamento permite aplicações incrementais de 0,11 a 0,2 B/ha de boro através do sistema de gotejamento.
*A quantidade total de boro adicionada a pulverizações foliares ou aplicações separadas não deve exceder o total de recomendações para a semeadura.

Aplicação no solo (Taxas de aplicação sugeridas)

  Granubor Topbor F
LBS/ACRE 3-6 3-6
KG/HA 3.38 - 6.75 3.38 - 6.75

Adubação foliar (Taxas de aplicação sugeridas)

  Solubor
LBS/ACRE 2.4-5
KG/HA 2.7 - 5.625