Perguntas frequentes

A U.S. Borax está fazendo a sua parte para combater a fome global, ajudando os agricultores a cultivarem colheitas abundantes e saudáveis de forma eficiente. Como? Fornecendo uma fonte limpa e confiável de boro, um micronutriente de que as plantas precisam para se desenvolver bem. Aqui, você encontrará respostas para algumas das dúvidas que ouvimos com mais frequência.

Não encontrou a sua pergunta abaixo? Entre em contato com os nossos especialistas regionais..

Perguntas sobre o micronutriente boro

Produtos

Perguntas gerais

Perguntas sobre o micronutriente boro

É mais eficiente aplicar fertilizantes de boro no solo ou via aplicação foliar?
A aplicação de boro no solo é a principal forma de fornecer este nutriente para plantas e culturas. Vários estudos ilustram que o fornecimento de boro por meio de aplicações no solo garante nutrição adequada.

As aplicações foliares são recomendadas para complementar o fornecimento de boro pelo solo, garantindo boa nutrição em estágios críticos de crescimento e períodos de alta demanda de boro. Um programa nutricional para fornecimento de boro deve incluir a fertilização por aplicações foliares e no solo.
Quanto o aumento do pH na solução de pulverização foliar afetará a eficiência do pesticida?
Os pesticidas variam em resposta ao pH. A maioria dos pesticidas leva horas ou dias para quebrar sua molécula e alguns são afetados muito pouco por mudanças moderadas de pH. O Solubor® em uma concentração a 1% (10 g/l) em solução aumentará o pH da solução para 8,3. Outros fertilizantes líquidos de boro têm pH acima de 8,0. Não há fortes evidências de que o controle de pragas tenha sido afetado onde os produtos químicos são misturados e pulverizados imediatamente. Leia a Notas agronômicas: Quanto do aumento do pH afetará a eficácia dos pesticidas? para obter mais informações.

Fonte: Gorsuch CS, Griffin RP. Extension Entomologists, Clemson University, Clemson, SC. 29634-0365.
Quanto boro é fornecido em esterco?
O esterco bovino médio contém 13 g de boro por tonelada. Supondo que todo o boro no estrume fique disponível para as plantas, 10 toneladas de estrume fornecerão 130 g de B. Esta dose de B, em geral, não suportará a demanda média do nutriente da grande maioria dos cultivos agrícolas.
 
O esterco de aves contém aproximadamente o mesmo teor de boro que o esterco agrícola médio, mas em algumas situações, os materiais de boro são aplicados nos pisos dos galpões de aves para controlar os insetos. Com base na taxa máxima de boro aplicada e no esterco produzido, o esterco de aves tratadas com boro conterá aproximadamente 320 g de boro por tonelada. Supondo que todo o boro no esterco de aves fique disponível para as plantas, 4 toneladas de esterco de aves (a taxa média aplicada por acre) fornecerão 1280 g de B. Essa taxa de boro por ano supriria a maioria das necessidades de boro das culturas. Mas os resíduos de aves não tratadas contêm apenas 13 g de boro por tonelada, e a taxa de 4 toneladas forneceria apenas 52 de B. Essa taxa de boro não supriria as necessidades da maioria das culturas. As taxas de boro suplementar e de outros nutrientes vegetais aplicados em adição ao esterco devem ser baseadas em metas de rendimento, juntamente com testes de solo e/ou análises de plantas.

Leia a Nota agronômica: O esterco contém boro suficiente? for more information.

Fonte: Blanck FC. 1995. Handbook of Food and Agriculture. Reinhold Pub Co. Chapter, Manure Analyses; p. 91.
Qual é a importância da interação entre boro/cálcio?
Ocorrem danos aos tecidos vegetais quando o cálcio e o boro ficam muito desequilibrados. Um bom exemplo disso foi mostrado em amendoims quando o dano interno (coração oco) aumentou de forma significativa após a aplicação de gesso (sulfato de cálcio) sem boro, causando uma grande mudança na razão cálcio-boro no tecido vegetal. O coração oco do amendoim desapareceu completamente quando apenas 280 g/ha de boro foi aplicada com o gesso, causando uma diminuição de aproximadamente cinco vezes na razão cálcio-boro do tecido vegetal.

Fonte: Morrill LG, et al. 1997. B Requirements of Spanish Peanuts in Oklahoma: Effects on Yield and Quality and Interaction with Other Nutrients. Oklahoma Agr Exp Stn. MP-99.
Até que ponto os testes de boro no solo são exatos e precisos?
Os cientistas de solo descobriram que o desenvolvimento de extratores, interpretações e recomendações comuns de teste do solo devem ser limitados a unidades fisiográficas e características comuns do solo. O teste de boro no solo não é exceção. A textura do solo, a matéria orgânica e o pH do solo influenciarão fortemente a interpretação dos resultados do teste. Os métodos de teste de solo usados hoje revelam com precisão a quantidade de boro disponível para a planta com uma precisão média de +/- 0,1 ppm de B.

Leia a Notas agronômicas: Testes do boro disponível no solo para obter mais informações.

Fonte: Gartley KL. 1999. Sample Exchange Results Soil, Plant and Manure Samples. Mid-Atlantic Soil Testing and Plant Analysis Work Group. Newark (DE): University of Delaware Soil Testing Laboratory.
Por que as culturas cultivadas em solos com teste baixo em boro às vezes não apresentam resposta à fertilização por boro, mesmo quando não há nenhum outro fator limitante?
Em solos de superfície com textura grossa ou média e subsolo fino, o fertilizante de boro dos anos anteriores pode ser lixiviado e acumular-se no subsolo, onde fica disponível para as raízes das plantas.

Fonte: Sedberry JE, Jr., et al. 1969. Boron Investigations with Cotton in Louisiana. LSU Agr Exp Sta Bull. p. 635.
Com que rapidez o boro é lixiviado da camada superficial do solo?
A textura do solo e a quantidade de água que se move através do perfil do solo determinam em grande parte o potencial de lixiviação de boro. Solos com teores de argila acima de 20% (argilosos arenosos, argilosos e de textura mais fina) têm um menor potencial de lixiviação de boro. Solos com menos de 20% de argila (arenosos, arenosos argilosos e argilosos arenosos) são mais propensos a lixiviar. Foi demonstrado que uma aplicação de 5,0 kg/ha de boro foi lixiviada para fora da superfície de 20 cm de um solo argiloso arenoso dentro de seis meses. O boro aplicado no plantio normalmente permanecerá disponível para a safra na maioria dos solos.

Leia o trecho a seguir para obter mais informações:
Fonte: Touchton JT, Boswell FC. 1975. B Applications for Corn Grown on Selected Southeastern Soils. Agron J. 67:197-200.
 
Qual é a concentração máxima recomendada de boro na água de irrigação para utilização contínua no solo?
Águas de irrigação que contêm 0,75 ppm de boro podem ser usadas continuamente em todos os solos. Uma lâmina de irrigação de 25 mm, fornecerá 18,75 g/ha de B. Solos de textura fina com pH de 6,0 a 8,5, águas de irrigação que contêm entre 2,0 e 10,0 ppm de B podem ser usadas por até 20 anos, exceto para cítricos, que têm uma recomendação máxima de 0,75 ppm de boro.

Fonte: Branson RL, et al. 1975 Water Quality in Irrigated Watersheds. J Environ Quality. 4:33-40.
Um fertilizante com 10% de boro em uma mistura a granel ou um grânulo de fertilizante completo homogêneo com 0,25% de boro forneceria mais grânulos por metro quadrado e um suprimento melhor de boro do que um material de 15% de boro em uma mistura a granel?
É verdade que, para determinada dose de boro aplicada, o número de grânulos por metro quadrado é inversamente proporcional à porcentagem de boro na partícula. Por exemplo, com base em um peso de grânulo padrão de 2,2 g/100 grânulos, uma dispersão de material de 15% à taxa de 1,12 kg/ha de boro forneceria 34 grânulos por metro quadrado; um material de 10%, 51 grânulos por metro quadrado; e um material de 0,25%, 2037 grânulos por metro quadrado. As raízes das plantas, no entanto, entram em contato com apenas 1% da área superficial do solo. O boro se move para as raízes das plantas principalmente por fluxo de massa. O boro a partir de 3,15 grânulos do material 15% mais concentrado seria mais propenso a sustentar um nível adequado de boro na solução do solo do que o boro de mais grânulos com menor porcentagem de concentração de boro. Em geral, as respostas de rendimento de fertilizantes granulados e misturados foram semelhantes.

Fonte: Aldrich SR. 1962. Illinois Fertilizer Conf.
 
Qual é o efeito do boro nos animais, como o gado, que consomem forragem e feno em que foram aplicadas taxas excessivas de boro?
As vacas alimentadas com 2,5 g de B/dia durante 40 dias não foram afetadas de maneira nenhuma. Isso significa que se o feno continha 240 ppm de boro (três vezes o nível normal para alfafa), uma vaca pode comer 10,5 kg de feno por dia sem nenhum efeito nocivo. Uma dose letal aguda em que metade dos animais de teste (ratos) morreram seria equivalente a 150 g de boro por 226 kg do animal ou 625 kg de alfafa em um dia se a alfafa contivesse 240 ppm de boro. Estudos de dois anos com ratos não mostraram qualquer efeito na reprodução quando 350 ppm de boro foram incluídos na dieta nem qualquer efeito na fertilidade, lactação, tamanho, peso ou aspecto da ninhada.

Leia mais sobre como a deficiência de boro afeta as culturas forrageiras

Source: Sprague RW. 1972. The Ecological Significance of B. Valencia, CA: U.S. Borax Inc.
Como o boro e o nitrogênio interagem em brócolis e outras crucíferas?
Altos níveis de fertilização com nitrogênio amoniacal podem aumentar a concentração de cálcio no miolo (da couve-flor), resultando em uma ampla razão cálcio-boro e aumento da descoloração do miolo. Pulverizações foliares de boro reduziram, mas não eliminaram, a descoloração.

Fonte: Bryan HH. 1964: Pith Discoloration and Breakdown in Cauliflower [dissertation]. [Ithaca (NY)]: Cornell University.

Produtos

Os produtos da U.S. Borax são orgânicos?
Muitos fertilizantes da U.S. Borax são listados como apropriados para produtores orgânicos pelo Instituto de Revisão de Materiais Orgânicos (OMRI). Leia mais sobre todas as nossas certificações orgânicas.
Como vocês testam seus produtos quanto ao teor preciso de boro?
Usamos a titulação para medir a % em peso de B2O3 em nosso Laboratório de Qualidade em Boron, California. Lá, nossos especialistas testam rotineiramente os produtos de borato da U.S. Borax. Saiba mais sobre nossos métodos de teste em boro.
Como posso solicitar amostras de produtos agrícolas da U.S. Borax?
Para solicitar uma amostra de produto agrícola da U.S. Borax, preencha nosso formulário de solicitação de amostra.
 
Posso comprar produtos diretamente da U.S. Borax?
A U.S. Borax produz e comercializa fertilizantes de boratos a granel. Entre em contato com seu representante de vendas local para obter mais informações sobre a compra de nossos produtos agrícolas por meio de nós ou de um de nossos distribuidores confiáveis.

Nós não vendemos produtos de consumo.
Como posso obter fichas de informações de segurança de produto químico (FISPQ) ou informações de manuseio dos seus produtos?
Você pode encontrar informações sobre segurança e manuseio nos seguintes locais: Ou nos envie um email para rtb.sds@riotinto.com e nos conte qual produto está usando.
 
Vocês podem me enviar cópias dos rótulos dos seus produtos?
Para solicitar rótulos de produtos, entre em contato com seu representante de vendas ou de atendimento ao cliente para obter mais informações.
Como o zinco, o cobre e o sulfato de manganês reagem às misturas de pulverização com o Solubor?
Misturas de pulverização de Solubor® spray mixes of 1 or 2% Solubor a uma concentração de 1% ou 2% são muito usadas. O pH dessas misturas sobe até mais ou menos 8,0. Neste valor de pH, o sulfato de zinco é convertido em hidróxido de zinco, que é pouco solúvel. (Cobre e manganês também formam hidróxidos em soluções de pH 8.) A eficácia do boro e do zinco não é alterada significativamente no que diz respeito à planta, mas a agitação da mistura é importante para manter a suspensão de partículas. Agentes acidificantes em misturas de tanques podem prevenir a precipitação.

A também oferece um fertilizante de borato de zinco com uma solução 2 em 1. Saiba mais sobre o Zincubor®.

Fonte: Rumble JR, editor. 1948. Handbook of Chemistry and Physics, 30TH ed. Cleveland, OH: Chem Rubber Pub Co.
Qual é o efeito causado pelo Solubor quando misturado com uma solução de pulverização que contenha herbicidas?
Em geral, o Solubor® apresenta uma reação alcalina, indicada por valores de pH acima de 7, quando o produto é dissolvido em água. Uma solução de 1% (10 g/l) tem um valor de pH de 8,33, que caracteriza um meio alcalino.

Quando os herbicidas são misturados com Solubor, é importante considerar as instruções na ficha de dados do produto herbicida, que geralmente requerem um meio ácido para máxima eficiência. Usando as instruções técnicas do fabricante, recomendamos que um produto acidificante seja utilizado na solução quando o Solubor for misturado com herbicidas que necessitam de meio ácido. Certifique-se de obter uma solução ácida.
Por que não é recomendado adicionar Solubor a soluções de nitrogênio de alta pressão?
A reação de borato de sódio seco com umidade produz ácido bórico e hidróxido de sódio. O íon amônio na presença de excesso de hidroxila reverte para amônia e água. A amônia volatiliza. Em soluções de nitrogênio de alta pressão, com amônia livre, a evolução da amônia é acelerada pela adição de borato de sódio à solução. Se esses materiais fertilizantes nitrogenados (soluções de nitrato de ureia e amônio ou nitrato de amônio seco misturado com fertilizante de borato de sódio) forem combinados e incorporados diretamente no solo, eles podem ser usados juntos.

Fonte: Winter KT, et al. 1981. Ammonia Volatilization from Lime-Urea Ammonium Nitrate Suspensions Before and After Soil Application. Soil Sci Soc Am J. (45):1224-1228.

Perguntas gerais

Sou agrônomo ou consultor agrícola buscando informações sobre o uso de boro ou boratos para a saúde das culturas. Vocês podem me ajudar?
Sim! Se não encontrar o que precisa em nosso site, entre em contato com os membros de nossa equipe global de agricultura para tirar suas dúvidas.
Onde vocês obtêm os boratos que usam em seus produtos?
Operamos a maior mina a céu aberto da Califórnia em Boron. O endereço do nosso local é:
14486 Borax Road
Boron, CA 93516
USA

Leia mais sobre as operações da U.S. Borax (em inglês).
Como obtenho um Certificado de Análise (CA)?
Entre em contato com o seu representante de atendimento ao cliente e forneça o número da ordem de venda ou de compra usada para a compra.
Qual é a sua política para devoluções?
Entre em contato com o seu gerente de vendas regional para saber quais são as taxas de reposição ao estoque aplicáveis à sua devolução.
O que devo fazer se receber o produto errado ou material danificado?
Nas Américas:
Para todas as outras regiões, acesse nossa página de atendimento (em inglês) ao cliente para encontrar seu representante local.
Com quem preciso falar se achar que preciso de um crédito no preço?
Entre em contato imediatamente com o gerente de vendas regional e, se o contato for por email, envie uma cópia para o seu representante de atendimento ao cliente. Você vai precisar do número da ordem de compra, o número da ordem de venda da U.S. Borax (se você tiver), o nome exato do produto, a quantidade que você questiona e a data e local aproximados de envio. Se for uma questão de qualidade, os números dos lotes de fabricação também serão necessários.
Como faço para aumentar o meu limite de crédito?
Entre em contato com o gerente de vendas regional para aumentar seu limite de crédito ou definir termos diferentes com a U.S. Borax.