Amendoim

{Arachis hypogaea}

Deficiência de boro em amendoim

O boro é fundamental para a qualidade do amendoim. Embora a fertilização com boro possa apenas aumentar ocasionalmente a produção do amendoim, ela quase sempre é necessária para a prevenção de “coração oco” e de outras doenças ocultas que reduzem bastante o valor da cultura.

Os amendoins precisam de um suprimento constante de boro durante todas as etapas do crescimento, mas principalmente da floração à safra. A fertilização com boro ajudará o amendoim a:

  • Otimizar o desenvolvimento dos nódulos radiculares visando a um aumento na fixação de nitrogênio e da produção de proteínas
  • Produzir e reter mais flores e polietilenoglicol
  • Aprimorar a utilização do cálcio
  • Movimentar açúcares e proteínas das folhas até os grãos
  • Prevenir o “coração oco”

Os sintomas da deficiência de boro são especialmente evidentes nos grãos e, em condições de campo, não são encontrados com frequência na folhagem. Embora os efeitos na produção possam ser discretos, a deficiência pode reduzir bastante a qualidade da cultura e a produção de amendoins comercializáveis. O principal sintoma é um escurecimento oco da área descolorida no centro do cotilédone. A depressão poderá variar de rasa e levemente colorida a profunda e de cor marrom escura de acordo com a gravidade da condição. Rachaduras também poderão se desenvolver nas vagens.

O primeiro sinal da deficiência de boro nas folhas normalmente verde escuras será o desenvolvimento de áreas aquosas que conferem às folhas uma aparência manchada. Ramificações secundárias profusas ocorrem nos caules arborizados curtos após o perecimento dos perfilhos apicais.

Quando a deficiência de boro é menos grave, as flores não são seguidas pelo desenvolvimento de nenhum fruto, possivelmente como consequência do crescimento comprometido dos tubos polínicos. Quando a deficiência de boro é extremamente grave, as flores não se desenvolvem.

Quanto de boro é suficiente?

  • Os amendoins geralmente são cultivados em solos leves, arenosos e com boa drenagem, que são inerentemente baixos em termos de matéria orgânica, incluindo o boro.
  • Como o boro também é rapidamente lixiviado desses solos, pequenas aplicações anuais de boro são recomendadas para assegurar um suprimento adequado às culturas durante cada época de cultivo.

Suas opções do fertilizante à base de boro

  • O Granubor® 2 é um material ideal para misturas secas aplicadas em pré-semeadura ou nos sulcos da superfície.
  • O Topbor F® funciona melhor em suspensões de fertilizantes para pré-semeadura ou pulverização em sulco em uma linha.
  • O Solubor® permite a máxima flexibilidade na aplicação do boro. Pode ser dissolvido somente em água ou em fertilizantes e/ou pesticidas líquidos e, em seguida, aplicado no solo ou diretamente na folhagem.*


*As pulverizações foliares não devem ultrapassar 0,5 lb./acre de boro por aplicação.

Aplicação no solo (Taxas de aplicação sugeridas)

  Granubor 2 Topbor F
LBS/ACRE 2-3 2-3
KG/HA 2.25 - 3.38 2.25 - 3.38

Adubação foliar (Taxas de aplicação sugeridas)

  Solubor
LBS/ACRE 1-2
KG/HA 1.125 - 2.25