Mais boro, mais colheitas, mais receita
O sul do Brasil é caracterizado por um clima moderado e temperado. Nessa região, o solo é muito fértil e níveis mais altos de chuva mantêm as colheitas bem alimentadas e irrigadas. Casa da tecnologia agrícola avançada e produtores experientes, o sul do Brasil produz a maior parte dos grãos e sementes oleaginosas do país, juntamente com muitas frutas e legumes. O Paraná, com suas plantações intensamente cultivadas, é um dos principais estados produtores de café do Brasil.
Nas últimas décadas, a soja e seus derivados (principalmente alimentos para animais) cresceram em uma fonte valiosa de receita. Grande parte da produção de soja do país vem do Paraná e do Rio Grande do Sul, respectivamente o segundo e o terceiro maiores produtores brasileiros. O milho safrinha e o trigo também são uma colheita de alto valor em toda a região sul e são plantados geralmente como uma segunda colheita após a colheita da soja, permitindo que os produtores otimizem a área cultivada.
Embora o clima seja geralmente temperado durante as quatro estações do ano, inundações e geadas podem ameaçar as colheitas no sul, onde o frio é especialmente prejudicial às plantas de café.