Cana-de-açúcar

{Saccharum officinarum}

Deficiência de boro em cana-de-açúcar

O boro é o micronutriente que mais falta nas plantações de cana-de-açúcar. A principal função do boro na cana-de-açúcar é atuar como um componente-chave em uma série de processos vitais, como o metabolismo de carboidratos e o transporte de açúcares através das membranas, que é de grande importância para a cana-de-açúcar.

O boro é necessário para:

  • Síntese de ácidos nucleicos
  • Formação de paredes celulares
  • Divisão celular
  • Desenvolvimento apropriado das folhas

Os primeiros sintomas aparecem como manchas aquosas pequenas e estreitas que se desenvolvem em paralelo aos feixes vasculares nas folhas jovens, resultando em faixas distintas. As lesões aumentam logo e o tecido das folhas poderá se separar posteriormente, formando uma fratura, cuja borda interna é serrilhada. As extremidades das folhas podem se tornar necróticas, o crescimento apical é retardado e as folhas jovens são pequenas, estreitas e levemente cloróticas. Riscas internas amarronzadas normalmente se desenvolvem no perfilho e um pouco abaixo dele. As plantas jovens são agrupadas com muitos caules secundários. As folhas com veios adquirem a coloração branca e secam.

Observe que “pokkah boeng,” uma doença causada pelo Fusarium monoliforma e lesão provocada pelo herbicida Dalapon, pode provocar sintomas semelhantes à deficiência de boro.

Quanto de boro é suficiente?

As plantas de cana-de-açúcar extraem quantidades significativas de boro do solo todos os anos. Quando uma planta demonstra sinais de deficiência, ela não consegue se recuperar totalmente. Consulte sempre o departamento local de agricultura para verificar as taxas de dosagem apropriadas.

As taxas de fertilização com boro devem se basear nas metas da produção juntamente com testes do solo e/ou análises das plantas.

Programando sua aplicação de boro

  • O boro poderá ser aplicado em misturas secas ou fluidas. Com fertilizante seco para misturas a granel, recomenda-se a semeadura antes do plantio usando Granubor®.
  • O boro poderá ser aplicado na semeadura em um semicírculo ao redor da planta usando Topbor® F.
  • O boro em fertilizantes líquidos poderá ser semeado ou fertirrigado usando Solubor®. Esse material também poderá ser misturado com pesticidas ou, em pulverização aquosa, aplicado à folhagem.
     

Aplicação no solo (Taxas de aplicação sugeridas)

  Granubor Topbor F
LBS/ACRE 4-13 4-13
KG/HA 4.50 - 14.63 4.50 - 14.63

Adubação foliar (Taxas de aplicação sugeridas)

  Solubor
LBS/ACRE 3-9
KG/HA 3.375 - 10.125