Cana-de-açúcar

{Saccharum officinarum}

Deficiência de boro em cana-de-açúcar

Embora o boro seja essencial para a saúde e qualidade da cana de açúcar ele é geralmente o micronutriente com maior deficiência nas plantações de cana-de-açúcar. O boro desempenha um papel fundamental em diversos processos vitais e é altamente importante para o rendimento da cana-de-açúcar.

A fertilização adequada de plantas de cana-de-açúcar com o boro é necessária para:

  • Síntese de ácidos nucleicos
  • Metabolização de carboidratos
  • Formação de paredes celulares
  • Transporte de açúcar pelas membranas celulares
  • Divisão de células
  • Desenvolvimento adequado das folhas

Os primeiros sintomas da deficiência de boro aparecem como pontos líquidos pequenos, estreitos que se desenvolvem em paralelo nos conjuntos vasculares nas folhas mais novas o que resulta em um estriamento distinto. As lesões aumentam e, mais tarde, o tecido das folhas pode se separar formando uma fratura com uma borda interna serrilhada. As pontas das folhas de cana-de-açúcar podem apresentar necrose, o crescimento atípico é retardado e as folhas novas são pequenas, estreitas e de alguma forma clorótica. Listas marrons externas frequentemente se desenvolvem e ficam um pouco abaixo do ponto de crescimento. Plantas de cana-de-açúcar jovens são agrupadas com muitos caules secundários. Os veios das folhas ficam brancos e secam.

Observe que o “pokkah boeng,” uma doença causada por Fusarium monoliforma e ferimentos do herbicida Dalapon, pode causar sintomas similares à deficiência de boro.

Qual quantidade de boro é suficiente?

As plantas de cana-de-açúcar retiram uma quantidade significativa de boro do solo a cada ano. Uma vez que a planta mostra sinais de deficiência de boro, ela não pode se recuperar completamente. Sempre verifique a dosagem apropriada de fertilizantes com o departamento de agricultura local.

As taxas de fertilização de boro devem ser baseadas em objetivos de rendimento juntamente com testes de solo e/ou testes de plantas.

Suas opções de fertilizante com boro

  • O fertilizante de boro pode ser aplicado em misturas secas ou líquidas. Com fertilizante misturado seco a granel, recomenda-se aplicar a lanço antes do plantio, usando Granubor®
  • O boro pode ser aplicado em lanço em um semicírculo na planta usando Topbor® F
  • O boro em fertilizantes líquidos pode ser aplicado a lanço ou fertigação Solubor®. Esse material também pode ser misturado com pesticidas ou aplicar em folhas por meio de pulverização aquosa.

O fertilizante de boro aumenta a saúde e o rendimento da cana-de-açúcar

Nosso estudo entre setembro de 2012 e setembro de 2013 em Batang, um distrito de Java na Indonésia, descobriu que o Topbor F ajudou a aumentar o período vegetativo, a altura e o diâmetro do caule da cana-de-açúcar. Ele também aumentou o peso da colheita de cana-de-açúcar em 18,69% e o conteúdo de cristais de açúcar por 16,87%.

Aplicação no solo (Taxas de aplicação sugeridas)

  Granubor Topbor F
LBS/ACRE 4-13 4-13
KG/HA 4.50 - 14.63 4.50 - 14.63

Adubação foliar (Taxas de aplicação sugeridas)

  Solubor
LBS/ACRE 3-9
KG/HA 3.375 - 10.125