Boro insuficiente, colheitas insuficientes
O norte do Brasil possui um ecossistema diversificado com características da Bacia do Amazonas ao longo de pastagens semiabertas, conhecidas como cerrado. A floresta amazônica ocupa grande parte da região, o que desafia os produtores a equilibrar a agricultura com a preservação da terra da floresta. Na região amazônica, a agricultura está principalmente no nível de subsistência e foca em colheitas de ciclo curto, especialmente mandioca, milho safrinha (milho), banana e batata doce cultivadas em terras fertilizadas anualmente por rios inundados.
Plantações como as de óleo de palma, soja, milho safrinha, algodão, arroz, cacau, café, pimenta preta, açaí e coco são muito importantes para a agricultura comercial na região norte do Brasil.
Na floresta úmida e quente, a matéria orgânica morta desintegra-se rapidamente e é reciclada na forma de nutrientes. Entretanto, à medida que grandes áreas de floresta são desmatadas para agricultura e desenvolvimento, os nutrientes são rapidamente esgotados. Os solos da região são geralmente rasos e não podem ser cultivados por diversas estações sem a adição de fertilizantes de alta qualidade.