Abacaxi

{Ananas comosus}

Deficiência de boro em abacaxi

O boro é um elemento-chave para a nutrição adequada do abacaxi. A falta de boro pode causar:

  • Frutas mal formadas
  • Núcleo quebrado
  • Separação e rachadura de frutos
  • Fraca frutificação
  • Redução do teor de açúcar

Poucos sintomas foliares foram relatados. Em casos muito graves de deficiência de boro, o ponto de crescimento pode secar, seguido pelo desenvolvimento profuso de brotos e rebentos laterais. O crescimento da raiz é fraco. As raízes principais podem ser marrons e poucas raízes fibrosas são produzidas. A deficiência é mais pronunciada no broto do que na cultura da planta.

Pesquisas mostraram que as alterações de boro no abacaxi afetado pela deficiência de boro podem aumentar o teor de açúcar, aumentar a qualidade dos frutos produzidos e fortalecer o desenvolvimento de raízes e enxertos. O boro também foi considerado benéfico ao adicionar etefon para induzir a floração.

Qual quantidade de boro é suficiente?

  • O abacaxi retira uma quantidade significativa de boro do solo a cada ano. O boro tem uma relação sinérgica com Ca, S, Zn e K
  • O solo calcário e alcalino pode dificultar a quantidade de boro disponível para a planta

Período de aplicação do boro

  • O boro pode ser aplicado usando aplicações foliares ou de solo. As aplicações terrestres de boro são recomendadas a 2 kg de B/ha a cada três anos, com aplicações que não excedam 4 kg de B/ha.
  • A combinação de 0,25% de Solubor® com soluções de etefon pode ajudar a mitigar a perda de produção de açúcar por floração forçada.

Suas opções de fertilizante com boro

  • O Granubor® é um material ideal de misturas secas aplicadas ao solo
  • O Topbor® F funciona melhor em suspensões fertilizantes para todas as aplicações a lanço de solo
  • O Solubor proporciona a melhor flexibilidade para aplicar boro. Pode ser dissolvido sozinho em água ou em fertilizantes líquidos e/ou com pesticidas. Pode ser aplicado no solo ou diretamente nas culturas.

Fontes

  1. Lin, Y. "Effects of dolomite and borax on the quality of Tainung No. 13 pineapple." Pak J Bot. 2011;43(1): 549-558.
  2. Cibes, H. "Mineral-deficiency symptoms displayed by red spansih pineapple plants grown under controlled conditions." Tech Rep PR, Agric Exp Stn. 1958;No. 25:5-32.
  3. Ramos, MJM. "Deficiencies of macronutrients and boron in ‘Imperial’ pineapple: mineral composition." Rev Bras Frutic, Jaboticabal-SP. Mar 2011;33(1);261-271.
  4. Hernandez-Medina, E. "Effects of the calcium-boron relationship on growth and production of the pineapple plant." J Agri U of PR. Oct 1958;42(4).

Aplicação no solo (Taxas de aplicação sugeridas)

  Granubor Topbor F
LBS/ACRE 6-13 6-13
KG/HA 6.75 - 14.63 6.75 - 14.63

Adubação foliar (Taxas de aplicação sugeridas)

  Solubor
LBS/ACRE 4-9
KG/HA 4.5 - 10.125
Valor em uso
Produtos
Superfície de cultivo
Rendimento atual (Por hectare)
Kg
Preço de venda esperado
Balas de canhão e cortiça no abacaxi

Determinar Deficiências de Boro

Fruta com deficiência de boro à esquerda, lembrando "balas de canhão."

U.S. Borax, parte de Rio Tinto, é líder global no fornecimento e na ciência de boratos minerais naturais contendo boro e outros elementos. Somos 1 mil pessoas atendendo em mais 1800 unidades atendendo 650 clientes globalmente. Fornecemos 30% da necessidade mundial de boratos refinados a partir de nossa mina de nível internacional localizada em Boron, na Califórnia, a cerca de 160 km a nordeste de Los Angeles.  Saiba mais sobre a Rio Tinto.