Algodão

{Gossypium spp.}

Deficiência de boro em algodão

O boro é mundialmente reconhecido como o micronutriente mais importante para a produção de algodão. É fundamental em todas as fases do cultivo da planta e também importante durante o desenvolvimento dos frutos,—principalmente com as variedades de frutificação rápida e alta produção de hoje’. Pesquisas acadêmicas mostram que apenas 1,1 kg B/ha de boro pode aumentar a produção de sementes de algodão em mais de 560 kg B/ha.

O boro é um elemento essencial de que o algodão precisa em todas as fases de crescimento e frutificação. Fornecer a quantidade de boro adequada ajudará o algodão a:

  • Desenvolver e reter mais botões florais
  • Aumentar a polinização das flores e a formação do casulo
  • Transportar nutrientes e açúcares das folhas para o fruto
  • Produzir fibras fortes e bem desenvolvidas
  • Acelerar a maturação

Embora sintomas graves de deficiência de boro possam não ser encontrados frequentemente, sabe-se que a deficiência de boro sem o surgimento de nenhum sintoma visível nas folhagens e nas flores pode limitar a produção de sementes de algodão de forma significativa.

Além da perda de flores e casulos, grande parte dos sintomas nas folhas, pecíolos, flores e casulos foram descritos. No entanto, não se espera que todos os sintomas sejam observados ao mesmo tempo em nenhum campo.

Um dos sintomas mais característicos é o desenvolvimento de estrias (normalmente bastante pilosas) nos pecíolos. O núcleo nessas regiões é caracteristicamente necrótico. A gema apical normalmente morre e muitos ramos laterais, que têm entrenós curtos e nós largos, então se desenvolvem. As folhas, que em geral não apresentam qualquer má formação, permanecem verdes até a primeira geada. Em casos de deficiência extremamente severa, o desenvolvimento excessivo e anormal de nervuras resulta no encurvamento da folha e em formatos de folhas irregulares.

Com frequência, as pétalas ficam enrugadas e disformes. Ocorre perda excessiva de botões florais ou casulos jovens.

A descoloração de nectários extraflorais é comum. Poderá haver rachaduras nos caules, na base dos botões florais ou casulos, e certa exsudação.

Sintomas de deficiência de boro no algodão

Quanto de boro é suficiente?

  • Como o boro é essencial para a transferência e a assimilação de açúcares e nitrogênio em carboidratos (fibra) complexos e proteína, a demanda por esse elemento é maior durante o desenvolvimento das plumas e sementes. Também é nesse período que o boro está realmente menos disponível em solos não irrigados por causa das condições secas.
  • O algodão é especialmente vulnerável à deficiência de boro durante uma seca que foi precedida por chuva torrencial. E mais uma vez, depois que uma seca é contornada, quando há ocorrência repentina de crescimento e frutificação—, principalmente se o nitrogênio for abundante.

Suas opções do fertilizante à base de boro

  • O Granubor® é um material ideal para aplicação via solo que será aplicado em pré-semeadura, no momento do plantio ou em cobertura.
  • O Topbor® F funciona melhor em aplicação via solo, em pré-semeadura, cobertura ou aplicação em sulco em uma linha de semeadura.
  • O Solubor® permite a máxima flexibilidade na aplicação do boro. Poderá ser dissolvido em água com fertilizantes e/ou pesticidas líquidos e, em seguida, aplicado diretamente na folhagem.*

Programa de nutrição boratada: Algodão


*As pulverizações foliares não devem ultrapassar 0,5 lb/acre de boro por aplicaçã.

Produtos de U.S. Borax

15,0 Boro |  | OMRI Certified
Topbor F
Produto ideal para aplicação via solo

Uma fonte de boro na forma cristal, ideal para uso como fertilizante para aplicação via solo e na mistura com outros fertilizantes farelados. Fabricado como grânulos uniformes, o Topbor F é facil de ser manuseado oferecendo altos rendimentos.

Saiba mais ›

15,0 Boro |  | OMRI Certified
Granubor
Desenvolvido especialmente para mistura com fertilizantes granulados

Um micronutriente puro, 100% solúvel em água, que atende a demanda de boro durante a estação de crescimento das culturas agrícolas. Feito especialmente para mistura com fertilizantes granulados, o Granubor ajuda a garantir uma distribuição uniforme em fórmulas de fertilizantes NPK e no campo.

Saiba mais ›

20,5 Boro |  | OMRI Certified
Solubor
Desenvolvido para uso como fertilizante foliar

Um pó concentrado, altamente solúvel e de rápida dissolução, ideal para pulverizações foliares. Com a maior concentração de boro do que qualquer outro produto aprovado, o Solubor é uma escolha econômica para formulações nutricionais.

Saiba mais ›

20,8 Boro
Anhybor
Boro para fabricação de fertilizante

Este produto refinado da U.S. Borax é feito a partir da desidratação e fusão do bórax. Dependendo da classificação, o Anhybor pode ser usado para produzir fertilizantes compostos enriquecidos com boro ou para revestir diferentes produtos fertilizantes, como misturas de NPK.

Saiba mais ›

9,6% Boro
Solubor Flow
Para fertirrigação ou cultivo hidropônico

Primeira e única suspensão aquosa de microcristais de borato de sódio.

Saiba mais ›

14,5 Boro | 29,0% Zinc
Zincubor
Combinação perfeita de boro e zinco

Como as deficiências de zinco e boro estão disseminadas por todo o mundo, um produto com ambos os nutrientes é uma boa opção em muitas regiões. O Zincubor une esses dois importantes micronutrientes em um produto.

Saiba mais ›

Calcule seu retorno sobre o investimento

Aplicação no solo (Taxas de aplicação sugeridas)

  Granubor Topbor F
LBS/ACRE 6.25 - 12.5 6.25 - 12.5
KG/HA 7.0 - 14.0 7.0 - 14.0

Adubação foliar (Taxas de aplicação sugeridas)

  Solubor
LBS/ACRE 2.5
KG/HA 2.8
Valor em uso
Produtos
Superfície de cultivo
Rendimento atual (Por hectare)
Kg
Preço de venda esperado

U.S. Borax, parte de Rio Tinto, é líder global no fornecimento e na ciência de boratos minerais naturais contendo boro e outros elementos. Somos 1 mil pessoas atendendo em mais 1800 unidades atendendo 650 clientes globalmente. Fornecemos 30% da necessidade mundial de boratos refinados a partir de nossa mina de nível internacional localizada em Boron, na Califórnia, a cerca de 160 km a nordeste de Los Angeles.  Saiba mais sobre a Rio Tinto.