Sorgo

{Sorghum vulgare}

Deficiência de boro em sorgo

O sorgo é cultivado tanto para alimentos quanto para forragem em regiões semiáridas e subtropicais ao redor do mundo. Fertilizar sorgo com uma quantidade mínima de boro é crucial para:

  • Ajudar os açúcares e nutrientes a passar das folhas para os sistemas de reprodução
  • Apoiar o desenvolvimento de órgãos vegetais
  • Aumento da polinização
  • Aumento do desenvolvimento de sementes
  • Fortalecimento das paredes celulares

Sob condições normais de cultivo, o boro pode maximizar os rendimentos da forragem. Mas, quando você tem solos de alta salinidade, você também pode ter altas concentrações de boro.

Os sintomas de deficiência de boro incluem estrias brancas nas folhas jovens, folhas cinzentas estreitas com listras transparentes e esterilidade da orelha. Além disso, as cabeças de semente de sorgo não podem ser totalmente preenchidas.

Reduzir a deficiência de boro

Um estudo recente mostrou que o uso de 5 mg L-1 de boro sob níveis mais elevados de salinidade poderia aumentar significativamente os rendimentos de forragem em termos de pesos de matéria verde e seca.* Além disso, outras pesquisas indicam aumento da produtividade para culturas de sequeiro que recebem fertilização equilibrada.**

Antes de aplicar fertilizantes adicionados de boro, faça testes no solo para conhecer os níveis de nutrientes e, em seguida, acompanhe com amostras de tecido de sorgo na época de cultivo para verificar a absorção de raiz pelas plantas.

 

*Alkhamisi, Saif, et al. (2017) Influence of Boron on Sorghum (Sorghum Bicolor L.) Forage Yield under Different Water Salinity Levels. Int J Contemp Appl Res, 4:8. 50-61.

** K. L. Sahrawat, et al. (2008) Sulfur, Boron, and Zinc Fertilization Effects on Grain and Straw Quality of Maize and Sorghum Grown in Semi-Arid Tropical Region of India, J Plant, 31:9, 1578-1584.

Aplicação no solo (Taxas de aplicação sugeridas)

  Granubor Topbor F
LBS/ACRE 3-13 3-13
KG/HA 3.38 - 14.63 3.38 - 14.63

Adubação foliar (Taxas de aplicação sugeridas)

  Solubor
LBS/ACRE 2-9
KG/HA 2.25 - 10.125
Valor em uso
Produtos
Superfície de cultivo
Rendimento atual (Por hectare)
Kg
Preço de venda esperado