Deficiência de boro em maçã
O boro é um nutriente essencial para todas as plantas. A fertilização de árvores com o boro adequado é necessária para:
- Formação de flores
- Desenvolvimento de frutos
- Crescimento de árvores
A deficiência de boro geralmente causa rachaduras e sintomas de cortiça externos no fruto. Isso pode ocorrer embora a folhagem não mostre sintomas, como rosetas de folhas frágeis grossas e dieback dos pontos de crescimento. A deficiência de boro causa queda de frutos prematura e a qualidade do fruto pode ser gravemente impactada pela formação de cortiça. Se a cortiça interna se desenvolver muito cedo, o fruto afetado ficará deformado gravemente.
Em casos de casos graves, as áreas mortas aparecem nas cascas de ramos novos (doenças da maçã). A casca pode ser rígida e com rachaduras. A deficiência de boro pode afetar o movimento de cálcio das folhas das árvores para outros tecidos. Como resultado, a deficiência de boro geralmente é associada com "mancha amarga".
Aplicação de fertilizantes de boro tem sido mostrada para aumentar rendimentos e aprimorar a qualidade de diversas variedades de colheitas. As maçãs respondem bem à correção da quantia correta de fertilizantes. No entanto, aplicar muito boro às maçãs pode causar toxidade, então, o teste de solo e a análise de folhas são essenciais para determinar a extensão da deficiência de boro.