Solubilidade do boro

A Solubilidade é Uma Coisa Boa?

Os produtos refinados com alta solubilidade oferecem mais boro por aplicação do que boratos não refinados que não dissolvem totalmente. Os minerais boratos que são apenas parcialmente solúveis são mais difíceis de serem usados pelas plantas, oferecem uma cobertura irregular e, geralmente, deixam contaminantes não solúveis no solo.

Pesquisas mostram que nem todas as fontes de boro são iguais em sua capacidade de fornecer às plantas o boro solúvel durante toda a estação. Nos testes abaixo, todas as amostras tinham um tamanho de partícula semelhante.

“Para os agricultores, a solubilidade de boro é peça chave no campo quando se quer liberação constante e estável de boro. Nosso borato de sódio refinado é capaz de proporcionar isso durante toda temporada de cultivo.”

Wendall Boehlje | Agrônomo, U.S. Borax
Wendall Boehlje | Agrônomo, U.S. Borax
No caso do boro, o preço do produto nem sempre é a melhor forma de medir o verdadeiro retorno sobre o investimento ou a solubilidade do boro. Um produto mais barato talvez acabe custando mais no longo prazo se você precisar comprar e aplicar uma quantidade maior para obter um rendimento semelhante.


 

Se é solúvel, a lixiviação é um problema?

A lixiviação ocorre quando o solo perde nutrientes essenciais devido ao excesso de chuva. Você pode ter ouvido que um boro refinado com maior solubilidade tem maior probabilidade de lixiviar do que o boro não refinado. O boro, independentemente de sua origem, é solúvel em água. Como o boro é um íon neutro, ele flutua em ecossistemas até encontrar uma substância que possa realizar ligações.

Dependendo do tipo do solo, uma aplicação de 4,93 kg/ha (4,4 lb de boro/acre) pode lixiviar para fora do solo no período de seis meses.

Os fertilizantes com liberação controlada de boro o ajudarão a manter o equilíbrio adequado de micronutrientes durante os períodos de chuva e de seca. Eles estão amplamente disponíveis, mas a taxa da liberação pode variar. A liberação ideal deve ser lenta o suficiente para proteger contra a lixiviação e a toxicidade, mas rápida o suficiente para fornecer os nutrientes essenciais que as plantas precisam.
Solubilidade do Solubor em fertilizantes líquidos
A taxa recomendada de aplicação de boro no solo geralmente varia de 0,25 a 2,0 lb. de B/acre.
Como é difícil aplicar separadamente essas taxas bai... Saiba mais