- As deficiências de boro nas culturas podem ser corrigidas de forma conveniente com aplicações de fontes de boro no solo, incluídas em fertilizantes com N, NP e NPK líquidos ou granulares.
- O Solubor® é uma fonte de boro excelente para inclusão em fertilizantes líquidos porque é prontamente solúvel e não reage com outros componentes desses fertilizantes.
- O Solubor é bastante solúvel em soluções de ureia e nitrato de amônia (urea-ammonium nitrate, UAN) e em fertilizantes líquidos 10-34-0 e 7-21-7, variando de 1,5 a 8,0% de Solubor em soluções estáveis.
- A solubilidade máxima do Solubor nesses fertilizantes líquidos é maior do que aquela necessária para fornecer as taxas recomendadas de boro nas taxas usuais de NPK.
A taxa recomendada de aplicação de boro no solo geralmente varia de 0,25 a 2,0 lb de B/acre. Como é difícil aplicar separadamente essas taxas baixas de fertilizantes à base de boro no solo, fertilizantes com NPK granulares ou fluidos geralmente são usados como portadores de boro.
Essa aplicação assegura uma aplicação mais uniforme de boro no solo e também elimina o custo de aplicações separadas. Fontes de boro solúveis, como o Solubor, poderão ser facilmente misturadas a fertilizantes fluidos para fornecer as taxas de boro recomendadas para as culturas.
Estudos de solubilidade do Solubor em vários fertilizantes líquidos
Foram realizados estudos para determinar a solubilidade máxima do Solubor em fertilizantes líquidos típicos aplicados nos EUA. São as soluções UAN (28 e 32% N) e a solução de polifosfato de amônia 10-34-0. Também foi incluído o fertilizante fluido 7-21-7, baseado em 10-34-0, porque é amplamente usado como um fertilizante iniciador.
As temperaturas de desnaturação de todos os fertilizantes fluidos em vários conteúdos de Solubor foram determinados em virtude dos problemas de desnaturação em potencial com o armazenamento de soluções fertilizantes que contêm boro. O Solubor poderá ser facilmente misturado a fertilizantes fluidos para fornecer as taxas de boro recomendadas para as culturas.
O Solubor poderá ser facilmente misturado a fertilizantes fluidos para fornecer as taxas de boro recomendadas para as culturas.
Os resultados na Tabela 1 resumem a solubilidade máxima do Solubor nesses fertilizantes. O fertilizante 10-34-0 apresentou a maior solubilidade. A inclusão de KCl no fertilizante 7-21-7 reduziu a solubilidade máxima do Solubor devido ao maior teor de sal desse fertilizante. A solubilidade máxima foi menor na solução UAN com 32% N em relação a 28% N pelo mesmo motivo.
As temperaturas de desnaturação de todos os fertilizantes líquidos contendo as porcentagens máximas de Solubor são menores do que as temperaturas durante a época de cultivo. Isso sugere que não deve haver problemas com o armazenamento a curto prazo de fertilizantes fluidos com NPK contendo Solubor nesse período. Descobriu-se a cristalização de sais de potássio no fertilizante 7-21-7 em temperaturas abaixo de 1,67 °C, mas não houve precipitação dos sais até a temperatura atingir -20 °C. A solubilidade do Solubor aumentou pouco com a temperatura maior de cerca de 23,8 °C.
Com base nesses resultados, as taxas máximas de boro que podem ser aplicadas nas taxas usuais de N, NP ou NPK com esses fertilizantes líquidos (100 a 250 lb de produto/acre) variam de 0,3 a 4,0 lb de B/acre (Tabela 2). Como as taxas de aplicação recomendadas de boro normalmente variam de 0,25 a 2,0 lb/acre, essas taxas de boro podem ser aplicadas de forma conveniente com a inclusão de Solubor nesses fertilizantes líquidos. É importante dissolver a quantidade correta de Solubor para fornecer a taxa desejada de boro na taxa de aplicação pretendida do fertilizante líquido.