Deficiência de boro em alfafa
Tem-se observado que o boro aumenta os rendimentos e melhora a qualidade de uma ampla variedade de culturas. A alfafa responde especialmente bem a fertilizantes à base de boro, conforme mostrado nos dados abaixo.
O boro é um nutriente essencial para todas as plantas. Os nutrientes agem em conjunto para produzir estandes de alfafa vigorosos que têm uma capacidade maior de maximizar as produções e suportar as tensões das culturas. Fornecer alfafa com boro adequado é necessário para:
- Plantas mais verdes, com mais folhas e alta proteína
- Rebrota mais rápida após cada poda
- Vida útil mais prolongada do estande
- Maior resistência ao inverno
- Crescimento radicular elevado
- Melhor eficiência do uso da água e tolerância à seca
- Desenvolvimento maior dos nódulos radiculares para fixação de nitrogênio
- Estandes mais espessos para conter o crescimento de ervas daninhas e gramíneas
A deficiência de boro em alfafa, em sua forma mais moderada, facilmente pode passar despercebida pelo fato de se assemelhar a uma redução na floração e no desenvolvimento de sementes. Essa deficiência moderada raramente é detectável em produções de feno a partir de uma poda única. No entanto, a floração reduzida poderá atrasar a poda e o resultado será um feno de qualidade inferior. Por fim, a quantidade total do feno poderá ser menor.
Os principais sintomas da deficiência de boro são o amarelamento e o avermelhamento das folhas superiores. À medida que a deficiência progride, os entrenós da brotação superior se tornam progressivamente menores e os ramos laterais curtos ajudam a dar à planta uma aparência “rosetada”. Nessa fase, o perfilho se torna dormente ou morre.
A deficiência de boro é bastante associada à tensão de umidade e à seca. O amarelamento da alfafa causado por deficiência de boro frequentemente é confundido com dano causado pela seca. Em geral, a floração é reduzida e as flores caem antes da brotação da muda. Os sintomas da deficiência de boro devem ser contrastados com danos causados por cigarrinhas, a deficiência de potássio e determinadas doenças, que causam o amarelamento das folhas inferiores e superiores. Com a deficiência de boro, o amarelamento se restringe às folhas superiores e não ocorre de forma aleatória, como no caso dos danos causados por cigarrinhas.