Deficiência de boro em pitaia
A pitaia é uma fruta tropical que exige um suprimento bem equilibrado de nutrientes, incluindo boro, para um crescimento saudável e alta produtividade de frutos.
Os sintomas da deficiência de boro na pitaia incluem:
- Deformidades nos novos brotos, em especial nas pontas de brotos jovens que podem ficar distorcidos, murchar e, por fim, morrer;
- Clorose, amarelamento e necrose nas folhas, em especial nas bordas;
- Pétalas de flores deformadas ou de tamanho menor, o que resulta em polinização e frutificação inadequadas;
- Amadurecimento irregular, tamanho reduzido e frutos de má qualidade.
Em casos graves, a deficiência de boro pode fazer o caule da pitaia rachar, resultando em murchamento, atrofia e morte de toda a planta. Além disso, os frutos podem ficar mais suscetíveis a infecções fúngicas e bacterianas devido ao enfraquecimento da imunidade vegetal causada pela deficiência de boro.
Prevenção da deficiência de boro em pitaia
Para evitar a deficiência de boro na cultura, é essencial manter um suprimento de nutrientes e pH do solo bem equilibrados. Um teste de solo pode ajudar a determinar os níveis de boro e outros nutrientes essenciais no solo. Os nutrientes absorvidos e acumulados pela planta, bem como os nutrientes exportados nos frutos no momento da colheita, também devem ser levados em consideração.
Suas opções de fertilizante que contém boro para pitaia
A maneira adequada de atender à exigência de boro no cultivo da pitaia é pela aplicação de fertilizantes solúveis que liberam boro gradualmente, permitindo o atendimento contínuo da demanda de boro da planta, especialmente durante os períodos de floração.
Ao usar Granubor® para aplicação no solo, recomendamos aplicar na área de projeção do dossel com umidade suficiente no solo para promover a absorção. Se utilizar Solubor®, recomendamos aplicações foliares mensais durante as fases de floração e frutificação.