Deficiência de boro em grama-bermudas
A grama-bermudas requer um solo de alta fertilidade para uma produção ideal. Solos bem drenados com um bom suprimento de nutrientes é fundamental para definir os altos rendimentos potenciais de forragem. Além disso, recomenda-se corrigir o pH do solo para cerca de seis a fim de melhorar a absorção de nutrientes pelo sistema radicular.
A grama-bermudas não é muito sensível à deficiência de boro. No entanto, como em qualquer outra planta, a grama-bermudas requer um suprimento adequado de boro para atingir seu potencial de rendimento. O sintoma mais comum de possível deficiência é a diminuição da produção de forragem, especialmente durante cortes do final da primavera e início do verão quando as condições climáticas são quentes e secas.
O nível crítico de boro solúvel em água quente para a grama-bermudas na maioria dos solos não está bem estabelecido, mas varia entre 0,1 e 0,4 ppm, dependendo do pH do solo, teor de matéria orgânica e textura. A grama-bermudas cultivada em solos abaixo do nível crítico pode responder à aplicação de boro, dependendo da variedade e das condições climáticas durante a época de crescimento. Se os níveis de boro estiverem acima de 0,4 ppm, as aplicações de boro podem não influenciar o rendimento.
Ao fazer uma aplicação foliar nas quantidades recomendadas, uma pequena fração do boro real será absorvida através do tecido vegetal. A maior parte do boro será absorvida pelas raízes.