Aplicação de boro
Para cada 1000 kg/árvore de frutos durião retirados da árvore, estima-se que 4,4 kg/árvore de boro também são removidos da árvore (Diczbalis YA. et al., 2005). Produtores de durião na Malásia e Tailândia aplicam o fertilizante Solubor®, que contém boro, e uma mistura de cálcio como aplicação foliar durante as fases da floração até a frutificação. Sugerimos misturar Solubor com pulverização de 0,5-1 g/L de cálcio, com volume de pulverização dependente do perfil de idade do durião e do manejo do dossel.
Como alternativa, pode-se aplicar Granubor® e Topbor® F diretamente no solo.
Todos esses três produtos da U.S. Borax Topbor F, Granubor e Solubor são OMRI® Listed. Como OMRI Listed, eles são fertilizantes apropriados para correção de solo em culturas orgânicas deficientes em boro. A OMRI é credenciada pela ISO 17605 como organização de análise de materiais, ou seja, os certificadores podem aceitar o selo OMRI Listed em qualquer lugar do mundo.
Além disso, os produtos da U.S. Borax são totalmente refinados para remover impurezas e metais pesados, incluindo arsênio. Como o processo de refino remove o arsênio e outros metais pesados do minério original, o produto fertilizante refinado final é puro e mais seguro para o uso na agricultura. Isso minimiza a absorção potencial de arsênio pelas árvores de durian.
O boro é necessário para o crescimento da árvore de durião, mas uma quantidade excessiva dele pode resultar em toxicidade e causar danos à planta. É essencial fornecer às árvores de durião uma quantidade adequada e equilibrada de boro por meio de corretivos de solo ou pulverizações foliares. As taxas de aplicação devem se basear em análises de solo e tecidos.Consulte especialistas agrícolas ou horticultores locais para obter recomendações específicas para as árvores de durião na sua região.