Canola

{Brassica napus var. oleifera}

Deficiência de boro em canola

A canola, assim como seus parentes na família das mostardas, tem uma necessidade de boro muito alta e é gravemente afetada pela deficiência de boro. A produção das sementes de canola depende bastante do boro—, tanto, mas tanto, que a produção de grãos dobrou quando 907 gramas de boro por acre foram aplicados em campos de canola que não apresentavam nenhuma anormalidade visual.

A canola precisa de mais boro em todas as etapas de crescimento,—vegetativo e floração,—do que a maioria das outras culturas. Garantir que a canola tenha boro adequado vai

  • Estimular o crescimento radicular e o estabelecimento precoce
  • Otimizar o crescimento vegetativo e acelerar a maturidade
  • Aumentar a ramificação e a floração
  • Aumentar a retenção das flores e a germinação do pólen
  • Otimizar a utilização do nitrogênio para aumentar a porcentagem de óleo
  • Aumentar o número de vagens que se desenvolvem e crescem

Embora a deficiência de boro possa afetar nitidamente o crescimento vegetativo, é mais comum observar que as produções são reduzidas pela deficiência mesmo quando as plantas não demonstram sintomas óbvios. Isso provavelmente se deve ao fato de que o boro é necessário para a polinização e porque uma pequena deficiência pode resultar no desenvolvimento precário das sementes, apesar de a formação de vagens ser possível. Áreas necróticas marrons que se formam no núcleo do caule poderão ser um dos primeiros sintomas da deficiência de boro.

Quando a deficiência é severa, as folhas novas serão muito deformadas; elas poderão ter pecíolos rachados e ser curvadas para trás. O alongamento do caule será restrito, as plantas serão atrofiadas e o perfilho poderá acabar morrendo. A ramificação poderá ser excessiva.

Quanto de boro é suficiente?

  • A canola é cultivada em todos os tipos de solos e em todos os climas, do Alasca ao Canadá até a Flórida. Consequentemente, as necessidades e práticas de fertilização com boro variam.
  • Muitos produtores simplesmente aplicam boro com seus outros fertilizantes incorporados pré-semeadura. Essa prática poderá não ser eficaz em campos de sementeira com solos propensos à lixiviação ou à fixação de boro.
  • Pesquisas e a experiência mostram que múltiplas— aplicações ou preferencialmente aplicações—foliares realizadas visando à floração consistente resultam em produções maiores.
As taxas de fertilização com boro devem se basear em testes do solo e/ou análises das plantas, juntamente com o histórico dos campos, metas da produção e métodos de aplicação.

Aplicação no solo (Taxas de aplicação sugeridas)

  Granubor Topbor F
LBS/ACRE 6.25 - 12.5 6.25 - 12.5
KG/HA 7.0 - 14.0 7.0 - 14.0

Adubação foliar (Taxas de aplicação sugeridas)

  Solubor
LBS/ACRE 2.5
KG/HA 2.8
Valor em uso
Produtos
Superfície de cultivo
Rendimento atual (Por hectare)
Kg
Preço de venda esperado
Flor incompleta da canola

Determinar Deficiências de Boro

Formação incompleta das flores causada por deficiência de boro.

U.S. Borax, parte de Rio Tinto, é líder global no fornecimento e na ciência de boratos minerais naturais contendo boro e outros elementos. Somos 1 mil pessoas atendendo em mais 1800 unidades atendendo 650 clientes globalmente. Fornecemos 30% da necessidade mundial de boratos refinados a partir de nossa mina de nível internacional localizada em Boron, na Califórnia, a cerca de 160 km a nordeste de Los Angeles.  Saiba mais sobre a Rio Tinto.