A função do boro nas plantas

O boro e a saúde das plantas

O boro adequado é um fator crucial na produção e na qualidade elevadas das culturas. Há pesquisas que indicam que o boro desempenha um papel significativo:
  • Na resistência das paredes celulares das plantas
  • Na função das membranas e na divisão celular
  • No estímulo/na inibição de trajetos metabólicos
  • No desenvolvimento de flores e frutos
  • No crescimento novo e reprodutivo

COMO AS PLANTAS USAM O BORO

Borons role in flower production
O boro desempenha um papel importante na regulação dos níveis hormonais’ nas plantas e na promoção do crescimento adequado. O boro aumenta a produção e a retenção das flores, o alongamento e a germinação do tubo polínico, e o desenvolvimento de sementes e frutos. Deficiências que poderão parecer não afetar o crescimento vegetativo poderão surgir na produção precária de frutos, nozes e castanhas, e sementes, na queda de gemas e flores, e na baixa qualidade das culturas. Por exemplo, uma deficiência de boro pode acarretar a polinização incompleta do milho ou impedir o desenvolvimento máximo das vagens nas sojas.
Boron is important for plant energy
O boro é fundamental para o desenvolvimento normal de nódulos radiculares em legumes como alfafa, soja e amendoim.
Boron and Cell Wall Structure
O boro e o cálcio estão envolvidos na estrutura das paredes celulares e o boro facilita a movimentação do cálcio nas plantas e dentro delas. Por exemplo, pode haver incidência de coração oco em amendoins quando uma escassez de boro limitar a movimentação de cálcio, o desenvolvimento normal das paredes celulares e a divisão celular.
The role of boron in nutrient transportation
As extremidades das raízes, novas folhas e gemas, e outras partes ativas da planta contam bastante com boro adequado. O boro também assegura o transporte saudável de água, nutrientes e compostos orgânicos para essas partes em crescimento. Uma escassez de boro aparecerá primeiro nessas áreas. Por exemplo, a rosetaria ou o atrofiamento das plantas é um sintoma comum da deficiência de boro em alfafa, trevos e legumes.

O boro também afeta os níveis de outros nutrientes (por exemplo, potássio, nitrogênio, cálcio) que estão disponíveis para o consumo da planta.

LEI DE LIEBIG | Uma deficiência de boro prejudica a absorção de macronutrientes essenciais
LEI DE LIEBIG | Uma deficiência de boro prejudica a absorção de macronutrientes essenciais

Como as plantas usam o boro?

Damien Slowik Especialista em desenvolvimento técnico

Educational Video

Saiba a função que o boro desempenha na saúde das plantas e quais fatores afetam a disponibilidade do boro. Assista ao vídeo