- Os sintomas visuais da deficiência de boro poderão não aparecer até que a deficiência se torne moderada ou grave.
- Nesta etapa, o crescimento mais lento poderá ter reduzido o potencial de produção da cultura.
- Use os resultados dos testes do solo e/ou das análises das plantas para ajudar a avaliar o potencial de deficiências de boro para assegurar suprimentos de boro adequados para a cultura.
Ver para crer. Este ditado se aplica a várias coisas, incluindo deficiências de nutrientes das plantas, como o boro (B). Quando podemos ver sintomas reais de deficiência de boro em uma cultura, está na hora de aplicar fertilizante. Certo? Afinal de contas, essa abordagem elimina a possibilidade de aplicar boro onde ele talvez não seja necessário. Errado! Assim que os sintomas visíveis aparecem, poderá ser tarde demais para obter produções ideais porque pelo menos parte da produção e da qualidade da cultura talvez já tenha sido perdida.
No caso de uma deficiência moderada, algumas culturas poderão não apresentar um sintoma que seja diagnóstico. A deficiência de boro provoca a interrupção de alguns processos metabólicos essenciais na planta que tornam o crescimento lento e, em casos severos, até morte. Os resultados são uma produção menor, dificuldades na safra e qualidade inferior do produto colhido. E isso tudo pode ocorrer sem o surgimento de sintomas diagnósticos.
Outro problema é que nem todas as culturas apresentam sintomas claros de deficiência de boro. Uma cultura poderá fazê-lo e outra, não. Então, há a possibilidade de várias deficiências. Sintomas da deficiência mais severa provavelmente vão se manifestar. Assim que essa deficiência for corrigida por meio da fertilização, a deficiência secundária vai se manifestar. Enquanto isso, a cultura está perdendo potencial de produção.
As deficiências de boro podem ser corrigidas durante a época de cultivo com pulverizações de Solubor®.
A absorção de boro com pulverizações foliares de Solubor ocorre logo após a aplicação. O crescimento será retomado em um ritmo máximo em condições ideais. Mas a planta poderá ter pedido certo potencial de produção que não será recuperado. Isso ocorre principalmente em épocas de cultivo limitadas pelas condições climáticas.
O que deve ser feito? Corrija as deficiências de boro em potencial antes que elas ocorram. Use sua experiência de gestão, o histórico em campo e, muito importante, testes de rotina do solo e dos tecidos para obter as informações preditivas para prevenir a ocorrência de deficiências de boro e otimizar o crescimento visando ao máximo de lucro.
Adaptado de: PPI Agri-Briefs, Fall 1997, No. 2