Aumento na produção de pistache com aplicação de boro

Aumento na produção de pistache com aplicação de boro

  • Resultados de pesquisas recentes na Califórnia mostram que adubações foliares de Solubor® têm aumentado o rendimento da produção de pistache.
  • A melhor época para a adubação foliar é da fase dormente final à fase das gemas iniciais.
  • Aplicações de boro no solo não são tão eficazes quanto adubações foliares no suprimento de boro suficiente para a floração.
Brown, Ferguson e Picchioni trabalharam com 1 mil árvores de pistache na Califórnia em um período de 4 anos para investigar a função da nutrição do boro (B) e analisar as recomendações atuais de boro. Produções cumulativas de pistache em 3 anos por árvore com aplicação de boro foliar e no solo são fornecidas na tabela mostrada aqui. Os resultados demonstram que maiores rendimentos de produção foram definitivamente obtidos com a adubação foliar do Solubor. A melhor taxa de aplicação mostrada nessa pesquisa foi de 2,27 kg de Solubor em 379 litros de água. O melhor momento para usar uma adubação foliar foida fase dormente final à fase de desenvolvimento das gemas iniciais.

Por vezes, o boro aplicado no solo em 57 a 227 gramas por árvore afetou as produções. Os resultados de boro aplicado no solo não foram tão consistentes nem tão confiáveis quanto uma adubação foliar.

A produção de pistache foi somente uma medição que Brown, Ferguson e Picchioni fizeram nas árvores. Eles documentaram várias influências do boro em adubação foliar nas fases críticas dormente final às gemas iniciais. Boro aumentaram a viabilidade do pólen, desenvolvimento dos frutos e concentrações de boro nas folhas, mas porcentagem menor de esterilidade de espiguetas. Todas essas medições corroboram a aplicação de 2,27 kg de Solubor/379 litros de água por árvore no momento certo.

DOWNLOAD DA TABELA EM PDF
Download de observações sobre agronomia