- Inicialmente, as plantas não demonstram sintomas óbvios de deficiências de nutrientes além de uma taxa de crescimento mais lenta, o que poderá ser atribuído a outros fatores.
- Quando ocorrem deficiências moderadas ou severas de nutrientes, a maioria das culturas apresenta sintomas visíveis que são típicos de deficiências de um nutriente específico.
- O conhecimento dos sintomas da deficiência de boro podem ajudar a diagnosticar deficiências.
- Os sintomas devem ser confirmados com resultados de testes do solo e análises das plantas, e medidas corretivas apropriadas devem ser adotadas.
Abaixo há uma lista dos sintomas visíveis de deficiência de boro em muitas culturas. Tais sintomas se tornam claramente visíveis quando a deficiência é aguda. Nesse ponto, o crescimento e a produção poderão ser bastante limitados. Para as culturas não listadas, os sintomas gerais de deficiência de boro incluem clorose, necrose e deformações nas folhas jovens e nos perfilhos.
O conhecimento dos sintomas da deficiência de boro podem ajudar a diagnosticar deficiências
Muitas culturas possuem intervalos de suficiência de boro nas folhas maduras superiores antes da floração ou frutificação. Amostras de tecidos das plantas com níveis de boro nesses intervalos provavelmente não apresentam sintomas visuais. No entanto, os níveis de tecido nesse intervalo poderão não ser adequados visando à produção e à qualidade máximas.
Os diagnósticos de sintomas visíveis devem ser confirmados com resultados de testes do solo e análises dos tecidos das plantas.
Download de observações sobre agronomia