- Adubações foliares de boro geralmente são mais eficazes do que aplicações no solo no fornecimento de boro suficiente para a floração e o desenvolvimento reprodutivo nas culturas.
- O Solubor® é altamente solúvel em água e comumente aplicado em pulverizações foliares. É compatível, ainda, com a maioria dos pesticidas, portanto também pode ser aplicado nessas pulverizações.
- Como a época para a adubação foliar mais eficaz do boro é curta, as pulverizações foliares devem ser preparadas com rapidez e precisão.
- Tabelas listando as quantidades de Solubor para misturar em tanques de pulverização para fornecer várias taxas de aplicação de boro usadas comumente são mostradas abaixo.
As necessidades de boro para o crescimento e o desenvolvimento das plantas podem ser satisfeitas com a aplicação de Granubor® no solo pré-semeadura ou de pulverizações foliares de Solubor durante a época de cultivo.
As aplicações em forma de pulverizações foliares geralmente são mais eficazes por unidade de boro do que as aplicações no solo para a maioria das culturas. O boro aplicado é rapidamente absorvido pelas folhas e por outros tecidos, e é disponibilizado de imediato para o crescimento vegetativo e reprodutivo.
As aplicações em forma de pulverizações foliares geralmente são mais eficazes por unidade de boro do que as aplicações no solo para a maioria das culturas.
As pulverizações foliares são especialmente importantes para aquelas espécies de plantas nas quais o boro é imóvel; a absorção de boro do solo é insuficiente para atender às necessidades dessas’ plantas em períodos críticos de crescimento e desenvolvimento reprodutivo.
Resultados de pesquisas mostram que pulverizações foliares de boro aplicadas pouco antes e durante a formação de gemas e a floração aumentam a produção de diversas culturas de frutos e grãos. O boro se movimenta prontamente de outras partes das plantas até as gemas e flores quando é necessário para o crescimento do tubo polínico, a produção de pólen, a retenção de flores e o desenvolvimento das sementes.
As respostas às pulverizações foliares de boro poderão ocorrer mesmo quando análises do solo e do tecido das folhas mostrarem níveis de boro adequados, especialmente naquelas espécies de plantas em que o boro é imóvel.
O momento adequado das pulverizações foliares é essencial para garantir que o boro seja aplicado quando a necessidade for mais crítica. O fertilizante de boro deve estar no local, o pulverizador deve estar preparado para agir e deve haver procedimentos implementados para manter o pulverizador em ação durante a época de pico. Aplicar a taxa recomendada de boro é fundamental para obter o rendimento ideal das culturas.
O Solubor é altamente solúvel em água e comumente aplicado em pulverizações foliares. É compatível, ainda, com a maioria dos herbicidas e inseticidas, portanto, também pode ser aplicado nessas pulverizações. Isso economiza custos de aplicações separadas. Agentes de tamponamento poderão ser necessários quando o Solubor for aplicado com alguns pesticidas cuja eficácia é sensível ao pH. No entanto, o custo por acre dos tampões é menor em relação ao custo dos pesticidas. A ordem sugerida para a mistura de pulverizações foliares contendo apenas Solubor ou em combinação com pesticidas é mostrada no quadro a seguir.
Cálculos
A quantidade de Solubor para misturar no tanque para fornecer uma taxa desejada de boro requer conhecimento da taxa de pulverização, do tamanho do tanque do pulverizador e da concentração de boro no fertilizante. Esse cálculo é: A quantidade de Solubor para misturar no tanque de pulverização = [(tamanho do tanque ÷ taxa de pulverização) x taxa desejada de boro] ÷ concentração de boro no Solubor.
Exemplo
Quanto Solubor (20,5% de B) deve ser misturado em um tanque de 1.515 litros com uma taxa de pulverização de 76 litros/acre para fornecer 113 gramas de B/acre?
- Cobertura de pulverização de um tanque cheio: 1.515 litros ÷ 76 litros/acre = 20 acres.
- Quantidade de boro necessária no tanque de pulverização: 20 acres x 113 gramas de B/acre = 2,27 kg de boro.
- Quantidade de Solubor necessária: 2,27 kg ÷ 93 gramas = 11 kg de Solubor.
As tabelas 1 a 3 indicam as quantidades de Solubor (20,5% de B) para misturar nos pulverizadores com vários tamanhos de tanques e taxas de pulverização para fornecer três taxas de aplicação de boro comumente usadas. Os dados nessas tabelas foram arredondados para o quilo mais próximo de Solubor.
Misturar quantidades mais precisas exigiria um recálculo usando a equação fornecida acima. Há uma nota de rodapé em cada tabela para fazer cálculos quando os tanques de pulverização forem maiores do que 1.515 litros.
Download de observações sobre agronomia