BLOG

Pesquisa fornece dados para a aplicação de boro em soja

:: quinta-feira, setembro 17, 2020
A soja, como todas as leguminosas, precisa de um alto teor de boro, sendo necessário monitorá-la antes e durante as estações por meio de análises foliares e do solo. A deficiência de boro causa diminuição dos pontos de crescimento (pontas das raízes e folhas novas, por exemplo) e deformidade de órgãos, incluindo flores e frutos. Além disso, estandes de plantas com deficiência de boro podem ser difíceis de serem identificados, muito por conta dos sintomas mais evidentes ficarem abaixo do solo.

Danos irreparáveis correm nas pontas das raízes e das folhas jovens das plantas de soja, podendo levar a morte os pontos de crescimento do sistema radicular, meristema apical caulinar e meristema foliar. As plantas que sobrevivem não apresentam tanto vigor e, geralmente, não atingem o potencial produtivo. A manutenção adequada do boro durante todo o desenvolvimento vegetativo e reprodutivo da soja é essencial para o estabelecimento de um bom stand final e altas produtividades.

No entanto, acreditava-se que a soja pudesse apresentar sensibilidade à toxicidade do boro, fazendo com que a aplicação de boro, especialmente a aplicação foliar, fosse vista com cautela e, em alguns casos, com relutância. Essa relutância continua a causar prejuízos para os produtores tanto em termos de fertilidade do solo quanto de produtividade da cultura da soja.

Boro adequado para altos rendimentos

Atualmente, sabe-se que a redução no crescimento e desenvolvimento das plantas de soja não precisam estar associados as manchas e necrose marginal causadas pela fitotoxidez por excesso de boro nos tecidos da planta.

Além disso, pesquisa realizada durante anos nas cidades de Maracaju e Naviraí, no Mato Grosso do Sul, revelam que mesmo em anos comprometidos por condições climáticas, a aplicação adequada de boro resulta em uma maior produtividade de grãos de soja.

A pesquisa, conduzida e orientada pelo Dr. Douglas Gitti, observou um aumento na produtividade como resultado da aplicação do produto Granubor®. Ao longo dos três anos de estudo, as pesquisas mostraram que a aplicação de Granubor na soja, proporcionou ganhos médios de produtividade de 5 sacas/ha.

O incremento na produtividade da variedade de soja M 6410 IPRO com a aplicação do Granubor em relação ao tratamento controle, foi observado em experimentos com delineamento em blocos casualizados com 5 repetições. Os tratamentos foram aplicados no solo durante o mês de outubro de cada ano agrícola. A dose aplicada de boro foi de 1 Kg/ha, ou seja, 6,7 Kg/ha de Granubor: 2017-2018, 2018-2019 e 2019-2020, com perdas significativas na produção no ano agrícola 2018-2019 devido a falta de chuvas.

Os resultados da pesquisa indicam que o boro deve ser aplicado à lanço e em área total, em pré-plantio da soja. O micronutriente boro pode ser aplicado no solo em mistura com outros fertilizantes NPK e via foliar. Para melhorar o stand final e a produtividade das culturas, Granubor pode ser misturado com outros fertilizantes NPK e aplicado ao solo, a uma taxa de 1,0 Kg B/ha.

Results



Results graph from Maracaju soy trial

  Results graph from Naviraí soy trial

 

Resources

Categorias

 culturas saudáveis

U.S. Borax, parte de Rio Tinto, é líder global no fornecimento e na ciência de boratos minerais naturais contendo boro e outros elementos. Somos 1 mil pessoas atendendo em mais 1800 unidades atendendo 650 clientes globalmente. Fornecemos 30% da necessidade mundial de boratos refinados a partir de nossa mina de nível internacional localizada em Boron, na Califórnia, a cerca de 160 km a nordeste de Los Angeles.  Saiba mais sobre a Rio Tinto.