O esterco contém boro suficiente?

O esterco contém boro suficiente?

  • O esterco animal contém concentrações variadas da maioria dos nutrientes das plantas.
  • O teor médio de boro do esterco animal é de 0,013 kg/ton.
  • Considerando uma taxa de aplicação de 10 tons/acre, a taxa de boro resultante de 0,13 kg/acre poderá não ser suficiente para culturas com necessidades elevadas de boro, como a alfafa.
  • As aplicações suplementares de boro devem se basear em metas de produção da cultura específica e nos resultados de testes do solo e/ou análises das plantas.
O esterco animal é uma boa fonte de matéria orgânica para as culturas e pode contribuir com uma quantidade significativa de nitrogênio (2,27 kg/ton), fósforo (1,36 kg/ton) e potássio (2,27 kg/ton). No entanto, em média, o esterco de fazenda contém apenas 0,013 kg de boro (B) por tonelada. O teor dos nutrientes deve ser determinado por testes do esterco.

As taxas normais de esterco normalmente não ultrapassam 10 toneladas por acre. Considerando que todo o boro no esterco estaria disponível para as plantas, 10 toneladas de esterco forneceriam somente 0,13 kg de boro. Essa taxa de boro por ano não fornecerá o total de requisitos de boro à alfafa e a outras culturas.

O teor de boro do esterco poderá ser ainda menor. Estudos iniciais em Connecticut demonstraram que uma tonelada de esterco de gado misturado poderá conter apenas 0,003 kg de boro ou somente um décimo do boro presente em uma tonelada de feno de alfafa. O esterco de aves continha apenas 0,004 kg de boro por tonelada.

Em uma série extensa de experimentos com alfafa em Storrs, no estado norte-americano de Connecticut, esterco estável aplicado em 10 toneladas por acre anualmente reduziu apenas um pouco a prevalência da deficiência de boro, conforme mostrado pelos resultados de testes do solo e do tecido das plantas.

Cama de aviário tratada poderá ser uma exceção

O esterco de aves sem tratamento contém praticamente a mesma quantidade de boro que outros estercos, mas, em alguns casos, materiais à base de boro são aplicados ao esterco de aves visando ao controle de insetos. De acordo com a taxa máxima de boro aplicada e o esterco produzido, o esterco de aves tratado com boro normalmente conterá cerca de 0,32 kg de boro por tonelada.

Caso se considere que todo o boro no esterco esteja disponível para as plantas, 4 toneladas de esterco de aves (a taxa média de aplicação) forneceriam 1,28 kg de boro. Essa taxa de boro por ano atenderia às necessidades da maioria das culturas. O esterco de aves sem borato, no entanto, contém somente cerca de 0,013 kg de boro por tonelada e a taxa de 4 toneladas não atenderia às necessidades das culturas.

Análises de boro de sistemas de gestão de resíduos líquidos realizadas pelo Dr. Mark Flock dos Brookside Laboratories, Inc. apresentaram uma média de 0,018 kg de boro por 3.785 litros de resíduo suíno e bovino. Isso se traduz em 0,004 kg de boro por tonelada de esterco líquido e 0,027 kg de boro por tonelada de esterco suíno, de aves e bovino fresco (base molhada). Mais uma vez, esses níveis de boro não seriam suficientes para suprir as necessidades da maioria das culturas.
 



U.S. Borax, parte de Rio Tinto, é líder global no fornecimento e na ciência de boratos minerais naturais contendo boro e outros elementos. Somos 1 mil pessoas atendendo em mais 1800 unidades atendendo 650 clientes globalmente. Fornecemos 30% da necessidade mundial de boratos refinados a partir de nossa mina de nível internacional localizada em Boron, na Califórnia, a cerca de 160 km a nordeste de Los Angeles.  Saiba mais sobre a Rio Tinto.