Quanto do aumento do pH afetará a eficácia dos pesticidas?

Quanto do aumento do pH afetará a eficácia dos pesticidas?

  • A eficácia de alguns pesticidas poderá ser afetada pelo aumento do pH das misturas dos tanques de pesticidas.
  • O Solubor® poderá aumentar o pH de soluções não tamponadas.
  • A inclusão de um tampão apropriado para controlar o pH das misturas de tanques é sugerida para aqueles pesticidas cuja eficácia seja menor em virtude do aumento do pH.
Mais aplicações estão usando pulverizações foliares contendo de 1 a 2% de Solubor na proporção de 19 a 95 litros por acre para aumentar a produção e reduzir a queima de folhagem de pulverizações contendo nitrogênio e alguns herbicidas.

Dr. Jim Woodruff, consultor de pesquisas agrícolas da U.S. Borax Inc., afirma que uma prática econômica é aplicar boro (B) ou outros nutrientes juntos em uma mistura de tanque com inseticidas, fungicidas ou outros produtos químicos.

Embora não haja evidência de que o controle de pragas seja afetado negativamente com a adição de boro à mistura do tanque e a pulverização imediata, alguns responsáveis pela aplicação se preocupam com o fato de a adição de boro aumentar o pH da solução até o ponto que alguns produtos químicos comecem a se decompor e percam a eficácia.

Woodruff observa que os pesticidas variam em resposta ao pH e que alguns são muito pouco afetados por alterações moderadas no pH. Quanto de Solubor aumentará o pH? “Quando um responsável pela aplicação adiciona Solubor a uma taxa de 453 gramas por 19 litros de água, ele normalmente aumentará o pH da‘ solução para 8,4,” afirma Woodruff. “Esse nível de pH não poderá ser muito maior do que o pH da água em sua região.”

Em condições de pH elevado, alguns pesticidas poderão começar a se decompor ao longo do tempo. Mas o processo é tão lento que a maioria desses pesticidas continuará altamente eficaz no tanque durante horas ou até dias. “Não há evidências concretas que o controle de pragas tenha sido afetado adversamente onde produtos químicos são misturados e pulverizados de imediato,“ diz Woodruff. “A maioria das misturas de tanque são pulverizadas com bastante rapidez; aplicações aéreas demoram alguns minutos e aplicações no solo normalmente pulverizam 1.135 litros em menos de duas horas.”

Assim que a aplicação é realizada, Woodruff destaca que a maior parte do material é absorvido pela planta em poucas horas. “Também não deve haver preocupação com a decomposição de pesticidas uma vez que eles estiverem na cultura. O pH da solução diminui conforme as folhas das plantas absorvem íons hidroxila no apoplasto das folhas, no nível celular onde o pH é tamponado entre 5,5 e 6,5.”

Em situações em que o pH da água é elevado ou for sabido que uma mistura de tanque específica cria um pH alto o suficiente para reduzir a eficácia de um determinado produto químico, os responsáveis pela aplicação devem adicionar um tampão à mistura do tanque para controlar o pH. Adicionar um tampão poderá ser uma boa ideia em níveis de pH marginalmente elevados se o responsável pela aplicação souber que a mistura do tanque poderá demorar mais do que algumas horas para ser pulverizada ou se for provável que chuvas interrompam e atrasem a aplicação.

“Com a variedade de misturas de tanque de pesticida/fertilizante/adjuvante que os responsáveis por aplicações usam agora, certamente é uma boa ideia pensar em como todos esses componentes vão reagir ou influenciar uns aos outros,” afirma Woodruff. “Com essas misturas, sempre é necessário realizar um ‘teste de jarros’ primeiro. Além disso, certifique-se de que o equipamento de pulverização fornece a agitação adequada e adicione produtos na ordem apropriada.”

 



U.S. Borax, parte de Rio Tinto, é líder global no fornecimento e na ciência de boratos minerais naturais contendo boro e outros elementos. Somos 1 mil pessoas atendendo em mais 1800 unidades atendendo 650 clientes globalmente. Fornecemos 30% da necessidade mundial de boratos refinados a partir de nossa mina de nível internacional localizada em Boron, na Califórnia, a cerca de 160 km a nordeste de Los Angeles.  Saiba mais sobre a Rio Tinto.