Boro refinado e culturas melhores

Boro refinado: um elemento essencial para culturas melhores

Suas culturas dependem de nutrientes do solo para que sejam saudáveis. O boro é um micronutriente que contribui para:
•    paredes celulares fortes e divisão celular saudável
•    crescimento radicular, gemas e folhas
•    transporte de açúcar e cálcio
•    regulação hormonal

Sem níveis ideais de boro disponível no solo, as culturas se tornam suscetíveis a danos nas folhas e no caule, queda ou má formação de frutos, e comprometimento do crescimento radicular.
 

O boro também afeta os níveis de outros nutrientes (por exemplo, potássio, nitrogênio, cálcio), que estão disponíveis para a absorção das plantas.

LEI DOS MÍNIMOS DE LIEBIG | Uma possível deficiência de boro, limitaria a absorção de macronutrientes essenciais.
LEI DOS MÍNIMOS DE LIEBIG  | Uma possível deficiência de boro, limitaria a absorção de macronutrientes essenciais.

Como identificar a deficiência de boro

Marcel Barbier Especialista em desenvolvimento

Educational Video

Compreenda os sintomas da deficiência de boro e quais são as melhores práticas para identificar a quantidade de boro no solo e nas plantas. Concentrar-se nos ... Saiba mais

Como identificar a deficiência de boro

A deficiência de boro pode ser diagnosticada através de testes no solo, sintomas nas plantas e análise do tecido das plantas.

Sintomas visuais

A deficiência de boro em várias culturas compartilha determinadas características, incluindo folhas disformes, espessas, pequenas e frágeis—, normalmente afetando as folhas mais jovens primeiro. 
 
Folhas
Folhas disformes, espessas, pequenas e frágeis,—normalmente afetando primeiro as folhas mais jovens
Caules
Caules curtos e encolhidos, e perfilhos atrofiados ou reduzidos
Fruto
Tecido ou fruto rachado ou aquoso
Grãos
Fruto ou grãos com má formação ou irregulares 

Testes no solo e nos tecidos

Testes no solo, como a extração com água quente ou extração Mehlich-1 ou Mehlich-3, podem ajudá-lo a determinar se as plantas têm a quantidade correta de boro à disposição. A análise de amostras de tecidos das plantas pode ser usada com testes de solo para confirmar os níveis de boro nas culturas e pode ajudar a monitorar os níveis quando você começar a tratar as deficiências.

Opções de aplicação

O boro pode ser aplicado diretamente no solo, por meio de fertirrigação, ou como uma pulverização foliar. Como as taxas de aplicação são muito baixas, a cobertura uniforme é difícil de alcançar com a distribuição manual. Em geral, a melhor opção é combinar o boro com outros fertilizantes. Fazer isso pode ajudar a diminuir os custos da aplicação e a fornecer uma cobertura mais uniforme. (A aplicação como um tratamento das sementes não é recomendada.)
 
Como uma correção do solo
O boro granular (2 a 4 mm, como Granubor®) pode ser aplicado diretamente no solo e também pode ser misturado a granel com outros nutrientes para fornecer taxas específicas de boro, dependendo das necessidades da cultura. O boro funciona bem como parte de fertilizantes fluidos,—considerando que você use boro de alta qualidade livre de contaminantes insolúveis.

O boro refinado pode ser usado para adicionar boro a fertilizantes NPK compostos, normalmente ao dissolver ou suspender o boro em ácido fosfórico ou misturar com um componente sólido do fertilizante antes da granulação. Conhecido como “fertilizante com boro,” esse tipo de produto é uma excelente forma de incorporar boro a um regime de fertilizantes.
Como uma pulverização foliar
Pulverizações foliares (como o Solubor®) são uma maneira excelente de aplicar boro a culturas de árvores, nozes e castanhas, e verduras. A uniformidade é fácil de atingir, a resposta é praticamente imediata e as taxas de aplicação podem ser menores. Certifique-se de usar produtos de alta qualidade e melhores práticas para a aplicação, ou haverá o risco de queima das folhas. A pulverização foliar não é a melhor opção para plantas jovens que carecem de superfície suficiente nas folhas.
Na fertirrigação
O boro pode ser distribuído por meio da inclusão no campo ou de sistemas de irrigação por gotejamento. Esse método demanda a medição e a calibração cuidadosas dos sistemas para assegurar a taxa desejada da aplicação.

Dependendo do tipo de solo, uma aplicação de 4.7 Kg/ha de B, pode ser lixiviada do solo em um período de 6 meses.

Taxas recomendadas

As taxas de aplicação variam dependendo da cultura, do tipo de solo, da irrigação e das metas de produção.
 
Textura do solo Intervalo de B no teste do solo Requisito do fertilizante à base de B
Areia e areia argilosa < 0,2 ppm Todas as culturas
Argila arenosa, argila, argila siltosa e silte 0,2 a 0,5 ppm Culturas com requisito médio e alto de B
Lodo 0,5 a 1,0 ppm Culturas com requisito médio e alto de B
Lodo 1,0 a 2,0 ppm Culturas com alta necessidade de B
Todos os solos > 2,0 ppm Nenhuma

Saiba mais sobre os benefícios de solos balanceados por boro

A U.S. Borax tem um vasto conhecimento sobre aplicação de boro e pode recomendar as melhores práticas. Explore nossa seção de recursos para saber mais.