BLOG

Nem todos os fertilizantes boratados são produzidos da mesma forma

:: sexta-feira, julho 19, 2019 :: Publicado por Fabiano Silvestrin
Ao escolher uma fonte de boro para sua lavoura, você realmente precisa receber o que paga. Nem todas as fontes de boro possuem a mesma qualidade ou disponibilidade de boro; portanto, o preço não é necessariamente a melhor forma de se avaliar o retorno sobre o investimento. É por isso que é importante conhecer as diferenças entre os vários tipos de boratos existentes, e o que procurar para que você entenda exatamente o que está recebendo.

Atualmente, as fontes de boro mais comuns disponíveis no mercado são fabricadas a partir da ulexita, um produto conhecido como borato de sódio e cálcio e que que possui solubilidade parcial em água, não estando plenamente disponível para as culturas agrícolas. A ulexita é feita a partir de matéria-prima bruta que contêm altos níveis de cálcio oque torna esse borato menos solúvel e menos eficiente na correção da deficiênica de boro nas plantas. Os boratos minerais não refinados podem liberar o boro de forma muito lenta e geralmente contêm contaminantes como arsênio e outros metais pesados.

Diante de margens de lucro cada vez menores e custos crescentes, os agricultores podem achar tentador cortar custos usando um produto mais barato, porém, um produto mais barato pode acabar custando mais caro a longo prazo, se você precisar aplicar mais produto ou se o seu tratamento não fornecer a quantidade de boro anunciada ou recomendada pelo seu engenheiro agrônomo. Um borato refinado de alta qualidade é sempre um investimento muito melhor. Invista no Granubor® para obter um melhor retorno sobre o investimento, um produto que foi projetado especificamente para atender as demandas de boro pelas culturas agrícolas em cada estágio de crescimento, o Granubor oferece um retorno sobre o investimento significativamente maior do que boratos não refinados, que podem custar até 2,5 vezes mais ao longo da estação de crescimento.

Comparado aos seus concorrentes, Granubor é o produto mais barato em termos de quantidade de ingrediente ativo disponível para as plantas. Embora alguns produtos provenientes da ulexita contenham a mesma quantidade de boro que o Granubor (15%), uma grande quantidade deste micronutriente nunca estará disponível para as plantas, devido a solubilidade parcial da ulexita. Granubor é um borato 100% refinado, extraído de uma das fontes mais limpas do mundo. Nosso processo de refinamento o torna ainda mais limpo, removendo impurezas como cálcio e metais pesados, maximizando a potencial absorção de boro. A maioria dos outros boratos é minimamente processada - simplesmente lavada, seca, triturada e granulada - e seu alto teor de cálcio os torna menos solúveis e, portanto, impossibilitam a disponibilidade de boro durante períodos críticos.

A solubilidade é fundamental para que os agricultores obtenham uma liberação de boro de forma a atender as demandas das plantas. Somente a Granubor pode oferecer 100% de disponibilidade durante toda a estação de crescimento.

Granubor também é a maneira mais econômica de obter a maior quantidade de boro para as plantas em todas as fases do desenvolvimento. Ele corresponde exatamente aos requisitos de uso de boro para muitas das principais culturas. A ulexita, por outro lado, pode alegar ser de liberação prolongada, mas libera apenas em torno de 40% de boro presente. E, como Granubor é 100% solúvel em água, mais boro é disponibilizado as plantas. Os boratos concorrentes são tipicamente apenas 30 a 40% solúveis em água e não podem atender adequadamente às demandas de boro das culturas. De fato, os agricultores que usam fontes de boro pouco solúveis, podem precisar aplicar um tratamento foliar no final do ciclo de cultivo, se os testes foliares indicarem deficiência de boro. Este segundo tratamento aumentará significativamente os custos.

Claramente, nem todos os borato são produzidos da mesma formas ou proporcionam os mesmos resultados. Quando você escolhe a Granubor, pode se sentir confiante de que seu investimento será recompensado por meio de uma produção mais alta e por um resultado mais saudável.

Não deixe de perguntar ao seu revendedor sobre a nova versão aprimorada do Granubor. Projetado para fornecer mais boro e conter menos grânulos finos, em breve estará disponível em uma revenda perto de você.
 

Recursos

U.S. Borax, parte de Rio Tinto, é líder global no fornecimento e na ciência de boratos minerais naturais contendo boro e outros elementos. Somos 1 mil pessoas atendendo em mais 1800 unidades atendendo 650 clientes globalmente. Fornecemos 30% da necessidade mundial de boratos refinados a partir de nossa mina de nível internacional localizada em Boron, na Califórnia, a cerca de 160 km a nordeste de Los Angeles.  Saiba mais sobre a Rio Tinto.